Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: com qualidade, comodidade e preço justo, tradicional restaurante especializado em frutos do mar comemora casa cheia na Quaresma Cultura

Imbituba: com qualidade, comodidade e preço justo, tradicional restaurante especializado em frutos do mar comemora casa cheia na Quaresma

por Administrador 31-03-2019 há 2 mêses 900

  • Tweet

Publicidade

Durante a quaresma, muitos cristãos, principalmente católicos, se dedicam a momentos de caridade, oração e penitência. Deixar de consumir carne vermelha e optar pelas variedades de pescados é um ato comum em no Brasil e muito forte nossa região, colonizada por portugueses açorianos, católicos em sua maioria. 

Com a demanda religiosa, um tradicional restaurante de Imbituba, de família de pescadores, especializado em frutos do mar, com bufê, cardápio e atendimento diferenciados e situado num dos mais belos pontos turísticos de Imbituba ganha ainda mais destaque, com casa cheia em quase todos os dias. 

Alexandre Soares, o Castelo, proprietário do Restaurante Humberto, no Portinho da Vila conta que há um aumento considerável em suas vendas na quaresma, em até 40% no restaurante conhecido até mesmo fora de Imbituba por sua qualidade e variedade e que há mais de 30 anos cultiva uma grande freguesia. 

Em 2017, o Restaurante Humberto foi o mais lembrado do ramo de frutos do mar pelos imbitubenses em uma consulta popular realizada em todo o município por um instituto de pesquisas do Rio Grande do Sul. 

Comodidade, qualidade e preços justos

Porém, apesar da excelência nos mais diversificados pratos a base de peixes, camarões, siris, mariscos e lulas; de uma boa carta de vinhos, cervejas, os preços justos do restaurante também fazem a diferença. Eles também pesam na decisão do público por conforto, economia, variedade e comodidade, ao invés de irem a peixarias e terem trabalhosas e onerosas tarefas de preparar pescados com gás e eletricidade, deixando ainda odores na casa que incomodam e atraem insetos como moscas e varejeiras.          

Para o empreendedor imbitubense, que trabalha somente com ingredientes selecionados e frescos, cozinheiros experientes e investe em atendimento personalizado, a Quaresma é a melhor época do ano para seu empreendimento, que, além de toda excelência, fica a menos de 80 metros do cais do paradisíaco Portinho na Lagoa Mirim.

“Embora tenhamos grande movimento durante todo o ano, a Quaresma é uma época em que aumenta em 40% a procura por frutos do mar em nosso restaurante, principalmente por peixes, os mais tradicionais. Tanto moradores como turistas, procuram muito o peixe frito ou grelhado, podendo ser em filés ou em postas. Os mais pedidos são anchovas, pescadinhas, tainhas, papa-terras e robalos”, conta Soares.


Por que católicos procuram mais por peixes na quaresma 

Isso acontece porque, segundo o Código de Direito Canônico o jejum é a forma de penitência que consiste na privação de alimentos. Já a abstinência consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre. 
A sua concretização na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne e, o peixe (algumas espécies), por sua vez, faz essa alusão a uma alimentação simples, por ser mais barato. 

“É um período em que continuamos com o movimento aquecido, talvez até um pouco mais do que no verão, que já é muito bom. Porém, mesmo a gente tendo um grande aumento nas despesas e até nos preços de fornecedores, não achamos justo reajustar nosso cardápio logo agora neste período religioso. Contudo, temos casa cheia quase todos os dias de Quaresma, com filas de espera nos finais de semana e feriados”, relata Castelo. 


Restaurante familiar

Alexandre herdou o controle do restaurante de seu pai, Humberto soares, que dá nome ao negócio familiar. Nascido e criado no próprio Porto da Vila, Humberto é filho do saudoso pescador, Oscar Soares, e de Maria Soares. O fato de nascerem no âmbito da pesca, confere a Humberto e Alexandre a habilidade de escolherem os melhores ingredientes e o conhecimento do ponto certo dos pratos. 

Benefícios do consumo de peixes e outros frutos do mar 

Além da tradição litúrgica, a Quaresma e Semana Santa é uma excelente oportunidade de consumir peixe, um produto que tem grandes benefícios à saúde. Comer peixe pelo menos duas vezes por semana ajuda a prevenir a anemia e desnutrição. 

Os peixes e frutos do mar contêm proteínas de alta qualidade e minerais, ferro, zinco e ácidos graxos como Ômega 3, ajudam no bom desenvolvimento das crianças e fortalece o sistema imunológico. Em adultos, ajuda a prevenir e reduzir o colesterol alto, doenças do coração, promove a regeneração tecidual e cicatrização de feridas. 

O peixe é muito saudável e de fácil digestão, sua preparação é simples e na maioria das vezes de baixo custo. “É muito gratificante trabalharmos com produtos que dão saúde a nosso clientes. Peixe é delicioso e é saúde, portanto aprecie os frutos do mar, com ou sem moderação, e presenteie o paladar, ganhando saúde e qualidade de vida”, aconselha Castelo.

Mais sobre a Quaresma 

A expressão Quaresma é originária do latim, "quadragesima dies" (quadragésimo dia). Em seu simbolismo, este número não significa um tempo cronológico exato, mas uma representação sociocultural de um período de duração significativa para uma comunidade de crentes. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum.

Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma. Esta preparação é feita através de jejum, abstinência, caridade e orações. Muitas pessoas fazem penitência nesse período e, seguindo a tradição, muitas ainda deixam de comer carne durante os 40 dias, consumindo como principal fonte de proteína, o peixe. 

O período da Quaresma inicia na quarta-feira de cinzas, época do ano em que os católicos decidem não comer carne e preparar a comida à base de peixes, em memória à tradição judaica e ao sofrimento que Cristo viveu. Neste sentido, a carne vermelha representa o corpo de Jesus crucificado. 

Segundo a Igreja Católica, o consumo de carne também pode ser substituído por práticas de piedade ou apoio à comunidade e abstenção de álcool, tabaco ou outros produtos que produzam vício.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • restaurante
  • Humberto
  • Porto
  • Portinho
  • Vila
  • frutos
  • mar
  • peixe
  • camarão
  • siri
  • lula
  • buffet
  • bufê
  • quaresma
  • católicos
  • frito
  • posta
  • grelhados
  • prato
  • Soares
  • Castelo
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil