Publicidade


Notícias


Pesquise


Alerta: bombeiros divulgam causas do incêndio que atingiu o Residencial Boulevard, em Tubarão Segurança

Alerta: bombeiros divulgam causas do incêndio que atingiu o Residencial Boulevard, em Tubarão

por Administrador 21-07-2017 há 6 mêses 153

  • Tweet

Publicidade

O comando do 8º Batalhão de Bombeiros Militar divulgou nesta quinta-feira (20), o laudo pericial informando as causas do incêndio que atingiu o residencial Boulevard, em Tubarão, no dia 21 de junho deste ano.
De acordo com o laudo, o incêndio que atingiu o apartamento no 7º andar do edifício começou logo após o proprietário do imóvel deixar cair um charuto entre o colchão e a cabeceira de sua cama. Após a eclosão (surgimento) das chamas, o morador tentou apagar o fogo que iniciava no colchão, entretanto não obteve êxito, sofrendo queimaduras nas mãos.


O fato foi confirmado após a equipe de perícia da Corporação analisar as marcas de combustão e propagação das chamas, assim como, reconstituição dos materiais retirados dos escombros e corroborados com informações de testemunhas, chegou a conclusão que a causa do sinistro foi decorrente de uma ação humana acidental. “Apesar da intensidade das chamas e destruição, o incêndio ficou confinado à zona de origem do apartamento do 7º andar. Tal fato se deu em decorrência de proteções estruturais passivas exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar nas instruções normativas, que tratam de compartimentação em edificações, dificultando a generalização de um incêndio.”, destacou o laudo pericial emitido pelo Corpo de Bombeiros.


Ainda segundo o laudo, a edificação dispunha de saídas de emergência, sistema hidráulico preventivo e outros sistemas e meios de segurança contra incêndio e pânico, possibilitando que os bombeiros militares pudessem acessar os pavimentos e resgatar cinco pessoas e mais um animal de estimação. “Tais sistemas e medidas, também possibilitaram o controle das chamas, evitando que o incêndio tomasse todo o prédio, evitando um sinistro de grandes proporções.”, finaliza o laudo.


Orientações: Segundo o comandante do 8º Batalhão, Tenente Coronel Marcos Aurélio Barcelos, as principais orientações ao se deparar com um incêndio são: Ao perceber que o surgimento de um incêndio, abandonar a edificação pelas saídas existentes, fechando todas as portas e janelas, de todos os cômodos. Se a edificação possui alarme de incêndio, acionar o alarme e abandonar a edificação. “Se o incêndio ainda for controlável, tentar utilizar o extintor de incêndio. Não sendo possível abandonar a edificação e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Não utilizar os elevadores e sair o mais rápido possível. Se a fumaça já tiver tomado o ambiente, colocar um pano úmido sobre boca e nariz e abaixar-se, pois o ar na parte inferior é mais puro.”, finalizou o comandante.

O INCÊNDIO
O fato ocorreu no dia 21 de junho, por volta das 17h25min, na rua Conselheiro Mafra, no centro de Tubarão. A movimentação da rua foi intensa com três caminhões-tanques do Corpo de Bombeiros, policiais e Guarda Municipal. As chamas levaram mais de uma hora para serem controladas, mesmo com a chegada rápida das guarnições dos bombeiros. O prédio possui dez pavimentos com um apartamento por andar, tendo em média 320 metros quadrados.

Fonte: Notisul


    Palavras-chave
  • fogo
  • prédio
  • Bombeiro
  • Conselheiro
  • Mafra
  • Setimo
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil