Publicidade


Notícias


Pesquise


Livro “Legados Costa Catarina” valorizando as identidades culturais do território, é lançado em Garopaba Cultura

Livro “Legados Costa Catarina” valorizando as identidades culturais do território, é lançado em Garopaba

por Administrador 21-07-2017 há 10 mêses 319

  • Tweet

Publicidade


Epagri lançou na noite desta quarta-feira (19), a segunda edição da Carta de Identidades Culturais “Legados Costa Catarina”. O livro contém 100 páginas e inclui informações sobre “20 tesouros do litoral centro-sul de Santa Catarina”. Além das riquezas naturais como a Baleia-Franca e as Lagoas da região, destaque é dado a alguns dos empreendimentos culturais mais tradicionais da pesca artesanal, agricultura familiar e artesanato típico dos municípios de Garopaba, Paulo Lopes e Imbituba. O objetivo é valorizar as comunidades tradicionais, pois a riqueza de um território está pautada no valor da cultura das pessoas que vivenciam e constroem a sua história.

A solenidade de lançamento foi realizada no Restaurante Kumaras, localizado no centro histórico de Garopaba e contou com a presença do vice-prefeito, Nilton Raupp; do diretor da Epagri Jorge Luiz Malburg; do sec. executivo ADR – Laguna, Luiz Felipe Remor; do Gerente regional da Epagri, Gustavo Gimmi Claudino; do Presidente da Câmara de Vereadores de Garopaba, Sergio Luiz Gonçalves; do Secretário de Turismo, Jakson da Silva Silveira; do Secretário de Agricultura e Pesca, Edevaldo Gonçalves, da Chefe de Gabinete, Tula Souza do Amaral; do Presidente da Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), Amauri Cardoso e do gerente estadual da Epagri, Gabriel Berenhauser Leite. 


O documento “legados Costa Catarina” é mais um produto do projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural na zona costeira de Santa Catarina (DTS IC-SC), que está em curso desde 2008, mobilizando diversos atores sociais e entidades para fortalecer dinâmicas de desenvolvimento que tenham como base as identidades culturais, a biodiversidade, a sustentabilidade de comunidades tradicionais e dos ecossistemas de dois territórios-piloto. Um deles é o território Costa Catarina, que inclui os municípios de Garopaba, Imbituba e Paulo Lopes.




O projeto DTS IC-SC é gestado pela ADTC e conta com a participação direta de pescadores artesanais, agricultores familiares, artistas, artesãos, empreendedores, organizações públicas e entidades socioambientais, como a Epagri, a Associação Amigos do Meio- Ambiente –AMA, as Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Paulo Lopes, a UDESC, a UFSC, o IFSC, o Centro Latino Americano para o Desenvolvimento Rural (RMISP) e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), entre outras. 





Um dos principais produtos deste processo é a realização de Roteiros Turísticos Eco-culturais, agora realizados em parceria da Costa Catarina com a Rede TOBTerra (Observação de Baleias por Terra). Com base no Turismo de Base Cultural e Comunitária (TBC), estes roteiros oferecem para turistas e moradores visitas a atrativos culturais como ranchos de pesca artesanal, engenhos e alambiques da agricultura familiar e vários artesanatos típicos da região, além de trilhas ambientais guiadas por condutores especializados e observação de Baleias por terra, um espetáculo à parte. A ideia é promover um turismo para vivenciar os produtos e serviços específicos da região e o modo de vida das comunidades tradicionais, valorizando o saber e a cultura local, os maiores tesouros do território. A visitação de turistas aumenta as vendas e a valorização da cultura e da arte tradicional, contribuindo para a sucessão familiar e continuidade das identidades culturais, além de dinamizar a economia regional. 


A programação detalhada pelo email redetobterra@gmail.com ou pelo cel/zap (48) 991339857.

    Palavras-chave
  • livro
  • cultura
  • tesouro
  • litoral
  • baleia
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil