Publicidade


Notícias


Pesquise


Garopaba mantém tradição da Corrida de Pescadores  e Chorão e Adíson do Siriú faturam as provas Geral

Garopaba mantém tradição da Corrida de Pescadores e Chorão e Adíson do Siriú faturam as provas

por Administrador 05-02-2019 há 2 mêses 329

  • Tweet

Publicidade

Foi realizada neste domingo (3), em Garopaba, a tradicional Corrida dos Pescadores. Organizada pela Prefeitura e Colônia de Pescadores do município (Z13), o evento tem por objetico valorizar e perpetuar a cultura açoriana da pesca e integrar a população por meio do esporte 

Foram disputadas duas competições: a de Canoa de Um Pau Só e a de Caícos onde há um barco menor e apenas um remeiro, muito utilizada no transporte de tripulantes até a embarcação maior. Os competidores mostraram muita força e energia para contornar a boia que ficava aproximadamente 500 metros da costa.

Já a modalidade Canoa de Um Pau Só,  tradicionalmente utilizada para captura de tainhas, é composta por seis tripulantes distribuídos em “Patrão”, que fica na ponta comandando o barco; quatro "Remeiros", cada um com um remo para levar a embarcação; um "Chumbereiro", que na pesca é o responsável por distribuir a rede; além de dois estivadores em terra, que ajudam a colocar e recolher o barco da água.

Neste ano, a vinda de parceiros através da Colônia de Pescadores, possibilitou uma premiação em dinheiro para os participantes, além de troféus e medalhas. Participaram da corrida canoas diversas comunidades da cidade. A secretária de Educação e Cultura, Maria Nadir de Araújo Souza, exaltou o evento lembrando que também promove a integração de pescadores com turistas. 

“É um belo evento cultural que valoriza o pescador artesanal procurando dar visibilidade a ele na temporada de verão, para que turistas presenciem um pouco da atividade da pesca da tainha já que as corridas simulam um cerco de tainha. Dezenas de pescadores de várias comunidades puderam mostrar suas habilidades e contarmos com a ilustre presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho”, concluiu a secretária.


Chorão e Adílson do Siriú faturam as corridas 

Nas duas competições, os participantes buscam o título de canoa mais veloz da região. Na modalidade Caíco, o barco vencedor foi o conduzido por Marcelo Nascimento, conhecido como “Chorão.” Já a canoa vencedora foi a da Praia do Síriu, comandada pelo patrão Adilson. Um dos destaques do evento foram os troféus talhados em madeira produzidos pelo artesão de Garopaba, senhor Raquel.

Participando pela primeira vez da organização do evento o secretário de Agricultura e Pesca, Edevaldo da Silva Junior falou sobre a corrida. 

“Foi um prazer ter participado este ano. Estamos lutando sempre para manter a nossa tradição. Obrigado a todos que participaram, pois sabemos que não fácil deslocar uma canoa do rancho, juntar todos os tripulantes”, disse.

A 9ª Corrida do Pescador faz parte das festividades de Nossa Senhora dos Navegantes e integra a programação do projeto de verão Viva Mais Garopaba promovida pela Prefeitura Municipal de Garopaba através da SETUR, que até o final do mês de março realiza competições esportivas, apresentações culturais e recreação nas praias.

Classificação Caícos:

1º Marcelo Nascimento (Chorão)

 2º Emerson Bonifácio

 3º Vanio dos Santos (Romão)


Classificação Canoas:

1ª Siriú - Patrão Adilson

 2ª Praia Central - Patrão Nando

3ª da Gamboa - Patrão Taizinho

    Palavras-chave
  • Garopaba
  • corrida
  • canoas
  • barcos
  • pescadores
  • tradição
  • navegantes
  • praia
  • pesca
  • artesanal
  • turismo
  • verão
  • Viva Mais
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil