Publicidade


Notícias


Pesquise


Meteorologia alerta para calor extremo e tardes de temporais, raios e granizo na região até sábado; no domingo, previsão de chuva Clima

Meteorologia alerta para calor extremo e tardes de temporais, raios e granizo na região até sábado; no domingo, previsão de chuva

por Redação 30-01-2019 há 2 mêses 833

  • Tweet

Publicidade

Os meteorologistas da Epagri/Ciram emitiram alerta meteorológico sobre a ocorrência de calor extremo, com temperatura próxima a 40°C em alguns municípios.

Nesta quinta-feira, com previsão de ser o dia mais quente do ano, devem ocorrer pancadas de chuva, à tarde e à noite, com risco de temporais localizados e forte atividade elétrica (raios), ventania e chuva intensa, com volumes totais horários em torno de 30 mm, e até queda de granizo. Tudo provocado pelo forte calor.

A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, diz que o alerta está valendo para as tardes dos próximos dias, até a tarde de sábado.  

AVISO METEOROLÓGICO

Início: 30/01/2019, às 13:00 h

Fim: 02/02/2019, às 22:00 h

Regiões: todas.

Previsão: calor extremo com temperatura próxima a 40°C em alguns municípios. Pancadas de chuva com risco de temporais localizados, com forte atividade elétrica (raios), ventania e chuva intensa em curto período (totais horários em torno de 30 mm/h) e queda de granizo.

Sistema: convecção isolada associada ao forte calor.

Observação: essa condição deve se repetir nas tardes e noites dos dias 31/01 a 02/02, acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

A PARTIR DE DOMINGO TEMPERATURAS AGRADÁVEIS EM TODAS AS REGIÕES DE SC. CONFIRA A PREVISÃO DO METEOROLOGISTA MARCELO MARTINS, DA EPAGRI/CIRAM: 

 

 QUINTA-FEIRA (31/01):

Tempo: sol e calor em quase todas as regiões de SC, com mais nuvens e chuva isolada no início do dia no Norte. No decorrer do dia aumento de nuvens, e, a partir da tarde, pancadas de chuva, com risco de temporais localizados, ventania, descarga elétrica e granizo.

Temperatura: alta, chegando próximo a 40°C em alguns municípios.

Vento: nordeste a noroeste, com variação para sudeste no fim do dia em áreas próximas ao RS, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

Sistema: alta pressão (massa de ar quente) no Sul do Brasil. Formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde e ao avanço de uma frente fria pelo litoral sul de SC.

SEXTA-FEIRA (01/02):

Tempo: manhã com mais nebulosidade no Oeste e chuva fraca do Meio Oeste ao Litoral. Durante a tarde aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica em todas as regiões do estado, devido ao calor. Risco de temporais localizados, com ventania, chuva intensa em curto período e granizo.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

SÁBADO (02/02):

Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol na maioria das regiões, e chuva fraca no início da manhã e entre a e noite ocorrem pancadas de chuva com risco de temporais localizados, ventania em todas as regiões de SC. Chuva intensa em especial do Planalto ao Litoral, devido à passagem de uma nova frente fria por SC.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.

Vento: sudeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

DOMINGO (03/02):

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões. 

Temperatura: agradável em todas as regiões.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

SEGUNDA-FEIRA (04/02):

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões em boa parte do dia. No decorrer do período, o tempo melhora a partir da divisa com o RS. 

Temperatura: agradável em todas as regiões.

Vento: sudeste no Litoral e nordeste no interior, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA DE 05 A 14 DE FEVEREIRO DE 2019

No dia 05/02, tempo instável com mais nuvens e chuva na faixa leste do estado, devido à circulação marítima e chuva ocasional e muito isolada à tarde do Oeste ao Planalto. No restante do período previsão de sol com pancadas de chuva frequente em SC, típicas de verão. Temperatura amena em relação aos dias anteriores no início do período em todo o estado, sendo mais baixa nos dias 05/02 e em gradativa elevação a partir do dia 08/02.

    Palavras-chave
  • Epagri
  • Ciram
  • clima
  • previsão
  • chuva
  • calor
  • litoral
  • Santa Catarina
  • temperatura
  • Verão
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil