Publicidade


Notícias


Pesquise


Fornecimento de água da Fonte da Carioca, no Centro Histórico de Laguna, deve voltar ao normal Turismo

Fornecimento de água da Fonte da Carioca, no Centro Histórico de Laguna, deve voltar ao normal

por Redação 15-01-2019 há 6 mêses 673

  • Tweet

Publicidade

Um dos principais pontos turísticos de Laguna enfrentou problemas por conta da alta demanda de visitantes. A Fonte da Carioca, no Centro Histórico do município, tem ficado sem água em alguns momentos do dia.

Segundo a Prefeitura, o problema foi causado por um dos sistemas que faz o bombeamento da água da fonte até as torneiras.

“Um dos contadores de relógio está apresentando falha. Esse trabalho é feito de modo automatizado, mas ele acaba não funcionando, fazendo com que a água não seja bombeada”, explica Evandro Flora, secretário de Turismo.

Segundo Evandro, o problema dura somente alguns minutos, mas o suficiente para que moradores e visitantes relatassem nas redes sociais que a fonte chegava a ficar até meia hora sem água em determinados momentos. O secretário afirma que técnicos já constataram a situação e que um novo equipamento foi adquirido para que a Fonte da Carioca continue atraindo turistas de várias partes do Brasil.  


ÁGUA DA FONTE É PRÓPRIA PARA CONSUMO

Em novembro do ano passado, a fonte ficou 16 dias interditada para manutenção. Na época, uma análise de qualidade apontou sólidos dissolvidos na água, vindos da vegetação ao redor, o que deixou o pH abaixo do indicado. O entorno passou por limpeza e roçada, e, depois, um novo laudo apontou que a água continua própria para consumo, com o pH dentro do limite e sem coliformes fecais. A Fonte da Carioca foi construída em 1863, e é um dos principais pontos turísticos de Laguna. Muitos moradores também aproveitam o local para abastecer as bombonas com água, o que é uma prática comum há muitos anos.


FONTE DA CARIOCA JÁ ABASTECEU DE ÁGUA A CIDADE DE LAGUNA

No início da sua colonização, Laguna tinha três fontes de água que abasteciam a cidade. A fonte da Figueirinha, Campo de Fora e a da Carioca, a única preservada ainda hoje.

A fonte está localizada ao lado da Casa Pinto D” Ulysséa, na Praça Lauro Muller.

No pé do morro, a fonte é abastecida de água mineral, certificada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Antigamente, apenas uma pequena bica jorrava água. No ano de 1863, uma estrutura foi construída por escravos. Foi denominada Carioca, que em tupi-guarani significa casa branca ou oca. A água da fonte foi por muito tempo, canalizada para prédios públicos e também para uma fonte ao lado do antigo Mercado Público.

O local tornou-se um dos pontos turísticos da cidade, levando a fama de ser a fonte dos namorados. O motivo eram as idas e vindas das famílias até o local o que vez ou outra acabava em romance. Durante o passeio, os jovens solteiros trocavam olhares. O trajeto servia como atrativo; a água da Carioca era levada também pelas famílias que visitavam os lagunenses. Foram nessas idas e vindas que casamentos iniciaram originando a fama do lugar.

Foto de capa: Elvis Palma 

Foto histórica: Reprodução Foto Bacha

    Palavras-chave
  • Laguna
  • Fonte
  • Carioca
  • água
  • Centro
  • Histórico
  • fornecimento
  • regularizado
  • Prefeitura
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil