Publicidade


Notícias


Pesquise


Na coluna Crítica Quântica, suas Artigos

Na coluna Crítica Quântica, suas "Convicções" são questionadas por Beto Ferreira

# por Beto Ferreira 21-12-2018 há 5 mêses 638

  • Tweet

Publicidade

Olá Meus Queridos Amigos! Paz e Luz a todos!!!

Convicções

Imaginem uma discussão mais ou menos assim:
“O gol foi ilegal! ”
“Eu gosto de sorvete de chocolate! ”
“Mas o gol foi ilegal! ”
“Mas eu gosto de sorvete de chocolate! “
...
Faz algum sentido para você? Nem para mim...
Pois é, recentemente tivemos eleições para Presidente da República (2018) e por consequência, uma verdadeira batalha campal nas redes sociais de eleitores convictos das suas verdades, utilizando-se, muitas vezes, de argumentos completamente fora da realidade e sem sentido (como o do exemplo acima), inclusive até de ‘fake news’, mas que para eles era necessário e útil, para defender seu candidato e/ou atacar o seu oponente, não levando em consideração se os argumentos utilizados eram condizentes com a realidade ou não e se os termos utilizados por eles para qualificá-los era de seu próprio conhecimento.
Diante de tanta coisa compartilhada, eu me pus a pensar: será que as pessoas realmente conhecem os candidatos, seus históricos e suas propostas? Será que o que eles sabem ou pensam que sabem (até discutem e/ou brigam por isso) é realmente verdade, não somente sobre os candidatos, mas sobre um sem fim de coisas e assuntos que nos cercam diariamente e que muita gente compartilha? 
Eu tenho observado que se, por exemplo ‘João’ para conta ‘Maria’ algo negativo sobre ‘José’, normalmente ‘Maria’ toma isso como verdade e forma sua opinião sobre ‘José’ sem nem mesmo verificar com o próprio ‘José’ se o que foi falado a respeito dele é verdade ou não, julgando-o e condenando-o. Você já observou isso também? 
(Obs. Os nome utilizados acima são para mera ilustração, sem qualquer relação com a realidade).
Mas voltando ao assunto política, você deve estar pensando que sim, que o que você sabe é a mais pura e incontestável verdade sobre ele ou eles (os candidatos) e de tantas outras coisas do dia a dia. Será mesmo?
Diante disso, eu lhe convido para uma brincadeira. Vamos testar seu conhecimento sobre algumas coisas aleatórias! Eu vou fazer algumas perguntas e você as responde, mas responda mesmo, participe da brincadeira. 
Preparado?
Vamos lá:
1) Quantas horas tem um dia?
2) As faixas de pedestres servem para darem aos pedestres sempre a preferência ao atravessarem a rua. Certo ou errado?
3) Qual o satélite natural da terra?
Você provavelmente respondeu nessa ordem:
“24, Certo, Lua”. 
Estou certo?
Bem, vamos conferir se estas respostas estão realmente corretas:
1) A terra leva, aproximadamente, 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do sol, o que caracteriza um ano. Para compensar essa diferença a cada 4 anos temos o ano bissexto, em que Fevereiro tem 29 dias. Este tempo convertido equivale a 8.766 horas, dividindo essa quantidade de horas por 365 dias, o resultado é 24,0164, convertendo para horas, fica 24horas, 03 minutos e 46 segundos... se você respondeu 24 horas, você errou;
2) Se você observar, sempre que existir um conjunto de faixas de pedestres em uma rótula (ou rotatória) ou até mesmo em uma estrada reta, elas estão pintadas da seguinte forma: antes do carro chegar à rotula ou ao conjunto de faixas (uma antes e outra depois da rótula), existe uma linha transversal às faixas, chamada linha de retenção, que obriga o condutor a parar o veículo e dar passagem aos transeuntes, uma vez que o carro passe pela rótula ou a primeira sequência de faixas, a preferência passa a ser dele, independente se houver alguém precisando atravessar a pista ou a rua, após a rótula. Nesse caso a faixa de pedestres, que não tem mais a linha de retenção, serve apenas de indicação de passagem, não de preferência. Você acertou ou errou?     


   
            
3) A lua é o satélite natural da terra!!! Imagino que esta foi a sua resposta, correto?  Bem... desculpe decepcioná-lo (la) mais uma vez, mas não é. Na realidade a lua não é um satélite natural, como a grande maioria das pessoas pensa, mas, acredite, ARTIFICIAL, e que têm mais idade que a nossa tão amada Nave Mãe. Você pode até duvidar, mas acredite: Isso é FATO! A lua foi construída e trazida para o local em que se encontra por seres... bem, eu não vou prosseguir nessa explicação porque nem todos estão preparados para a verdade, então eu vou deixar para que você mesmo pesquise, caso seja do seu interesse, se informe e tire suas próprias conclusões... 
Bem, agora você deve estar pensando: “Ok, mas tem coisas que eu sei porque ‘Fulano de Tal’ me falou e ele não mentiria para mim, ou, eu falo com experiência própria, porque eu ouvi, ou cheirei, ou senti ou vi com meus próprios olhos (que a terra há de comer, como dizem alguns... Rsss). Novamente eu pergunto”: Será? Será que ‘Fulano de Tal’ obteve as informações de fontes fidedignas?; e você? Você está convicto dos seus sentidos? Será que os seus sentidos, em algumas situações não podem ter lhe ‘traído’?
. Papagaios imitam perfeitamente vozes de humanos. Você pode   ouvir alguns deles falando sem vê-los e pensar que é a voz de uma pessoa; 
. É natural confundir cheiro de cebola com de ‘cc’ (agh);
. De olhos fechados, muitas vezes o nosso tato nos engana; e por aí vai.
Mas você pode pensar: “ Ok, mas a minha visão não me engana! ” 
Será mesmo?
Vamos então fazer outra brincadeira ainda mais divertida:
Observe as imagens abaixo e e me responda:
O trem está indo ou voltando?
 
A bailarina está girando no sentido horário ou anti-horário?
 
Observe agora a bailarina da esquerda e depois a do meio, depois observe a da direita e novamente a do meio. O que você notou?
Interessante, não?
Fixe seu olhar no centro da imagem abaixo por alguns segundos. Os círculos começarão a mudar de cor e depois a desaparecer;

Agora olhe fixamente para a um ponto qualquer da imagem abaixo por algum tempo: ela irá desaparecer diante de seus olhos!
 
 

Observe a imagem abaixo e diga: qual dos quadrados é mais claro e qual o mais escuro?

Agora volte à imagem acima e cubra com o dedo a parte que separa os dois (marcado pela seta vermelha). 
O que você vê?

As imagens abaixo são estáticas. Você concorda? Ou elas estão se mexendo?
 
  
E esta:
E esta: 
 
    
Pois é...
O que eu posso concluir depois disso tudo, é que a gente deve sempre procurar saber se o que acreditamos é realmente verdadeiro ou invenção da nossa cabeça ou da cabeça de outras pessoas, antes de sair compartilhando essas informações.
Palavras têm o poder de fazer ou acabar com o dia (em alguns casos até mesmo com a vida) de alguém. 
Fale o bem, faça o bem, seja o bem.
Trate os outros como você gostaria de ser tratado e viva bem!!!
Pense nisso!!!
Obrigado pela leitura e até a próxima!
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Beto Ferreira
  • Convicções
  • ilusões
  • ilusão
  • óptica
  • ilusão de óptica
  • certezas
  • dúvidas
  • Crítica Quântica
  • artigo
  • opinião
  • colunista
  • coluna
  • portal AHora
  • AHora
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil