Publicidade


Notícias


Pesquise


Dia de Reis em Garopaba será marcado, mais uma vez, pelo encontro de Cantorias Cultura

Dia de Reis em Garopaba será marcado, mais uma vez, pelo encontro de Cantorias

por Redação 18-12-2018 há 3 mêses 824

  • Tweet

Publicidade

No dia 6 de janeiro teremos mais uma vez o evento da Cantoria dos Reis, que celebra o nascimento de Jesus Cristo e encena a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus.

Ano passado foi o primeiro ano do Encontro das Cantorias, vindas de várias localidades, reunindo as comunidades e turistas num cortejo da Igreja central até a Igreja do Centro Histórico regado a muita concertada. 

FOLIA DE FÉ 

Introduzida no Brasil pela colonização portuguesa e difundida pelos jesuítas, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação cultural que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino. Em Garopaba, na segunda quinzena de dezembro, especialmente a partir da véspera do Natal, os grupos começam as visitas nas casas, anunciando o nascimento do Menino Jesus, onde os festejos em geral prosseguem até dia 6 de janeiro. 

Segundo a crença cristã, após longa peregrinação, os três Reis Magos encontraram aquele que consideravam o Messias e a Ele ofereceram presentes. Depois da revelação, o trio retornou às tribos para anunciar a descoberta a todos os povos. A partir do dia consagrado aos Reis Magos, as famílias costumam desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas. 

O Dia de Reis também marca a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa de Catarina, em 6 de janeiro de 1748. Foram eles que introduziram na cultura local crenças e tradições que se mantêm vivas em muitas comunidades, como as cantorias de Reis e as Festas do Divino Espírito Santo. 

SIMBOLOGIA NUMÉRICA 

A tradição do Terno de Reis está curiosamente associada ao número três, que inspira o nome do folguedo religioso. Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus, a quem deram três presentes – ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é realizada em três partes: chegada, anúncio e despedida. 

Os grupos são normalmente formados por instrumentistas e cantadores que improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus. Tradicionalmente, no Terno de Reis ganha destaque três personagens: o triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista ou versador (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, que faz a segunda voz). 

Além disso, também são três os instrumentos que se sobressaem nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro. Atualmente, os grupos apresentam-se com uma formação maior, composta por amigos e familiares, agregando às cantorias o acordeon e outros instrumentos musicais. 

O Quê: Cantoria de Reis

Quando: 06 janeiro – Domingo

Onde: Concentração Igreja Matriz até a Igreja do Cento histórico

Realização: Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Igreja São Joaquim de Garopaba

    Palavras-chave
  • Dia
  • Reis
  • Garopaba
  • cantorias
  • terno
  • Menino
  • Jesus
  • nascimento
  • Magos
  • Igreja
  • Matriz
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil