Nem todos sabem, mas a praia da Guarda do Embaú pertence ao município de Paulo Lopes, mas o bairro que leva o mesmo nome da praia, no entanto, é de Palhoça. A divisão se dá porque o Rio da Madre, colado à praia, é quem determina geograficamente os limites entre os dois municípios.
Um verdadeiro paraíso localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, diferenciado, cujo mar, de ondas perfeitas e água cristalina, faz com que seja considerada uma das melhores praias do Brasil para prática do surfe, sendo a “9ª Reserva Mundial de Surf”.
Como se não bastassem tantos bons atributos, a vizinha da Praia da Pinheira ainda oferece muitos cenários exuberantes como a Pedra do Urubu e o próprio centrinho do bairro, totalmente rústico, onde pousadas e bares estão espalhados pelas ruas de terra, dividindo o espaço com casas e ranchos de pescadores, num mix que atrai todos os anos milhares de turistas de estilos alternativos.
Mesmo depois de obter muita fama, até mesmo fora do Brasil depois que o modelo internacional, ator e surfista Paulo Zulu escolheu o local para o lar de sua família, a Guarda do Embaú continua preservada, mantendo a beleza de uma praia longa com areias claras e finas, ondas quebrando na boca do Rio da Madre.
Para ter acesso a suas praias, é necessário atravessar o Rio da Madre, travessia que pode ser feita a nado, de canoa ou a pé, quando a maré está baixa. No entanto, sempre há um barqueiro aguardando os visitantes para um passeio muito interessante que faz parte da magia local.
De abril a julho, período da pesca da tainha, a prática de esportes náuticos, inclusive o surfe, é proibida e durante as noites, diferentemente do que acontece no verão, não há muita badalação. Restaurantes e bares atendem com boa comida típica e o movimento se dá por turistas nas ruas.
Visite a Guarda do Embaú, de Paulo Lopes e Palhoça, e você jamais vai esquecer desta experiência mágica!
-
Palavras-chave
- Paulo Lopes
- Palhoça
- municípios
- Guarda do Embaú
- Rio da Madre
- limites
- praia
- bairro
- centrinho
- pousadas
- pesca
- restaurantes
- bares
- tainha
- turismo
- Paulo Zulu
- dividido
-
- Tweet