Publicidade


Notícias


Pesquise


Polêmica:  Requerimento pedindo Política

Polêmica: Requerimento pedindo "desobstrução" dos acessos, incluindo o da praia em Vila Nova, vai à votação nesta segunda-feira na Câmara

por Administrador 03-12-2018 há 1 semana 742

  • Tweet

Publicidade

Um polêmico requerimento até então com a assinatura de vários vereadores do Legislativo de Imbituba vai a votação na Sessão Plenária desta segunda-feira (03).

Subscrito por Elísio Sgrott (PP) e vários vereadores da Câmara Municipal, que subscreveram a proposição, solicitam ao prefeito Rosenvaldo Júnior, que desobstrua imediatamente as “vias públicas” D.S. Rua São Sebastião, D.S. Rua Orlando Bressan Martins, D.S. Rua Olavo Bilac, entre outras, localizadas no bairro e distrito de Vila Nova, atendendo, segundo o documento, "ao desejo de mais de 160 moradores e turistas que subscreveram um abaixo-assinado pedindo a abertura dessas vias que dão acesso direto à praia".

O Requerimento, desde a sua apresentação, gerou polêmica e segundo moradores e ambientalistas contrários à proposta e que moram no bairro Vila Nova, a opinião da comunidade não é unânime e os mais de 160 assinantes do abaixo-assinado não representam nem uma parcela significativa da população do bairro.

Plantio de árvores em área pública só com a aprovação da Câmara e Prefeitura, caso Requerimento seja atendido


DEPOIS DE PROMOVER FECHAMENTO PARA CARROS E MELHORIAS JUNTO À PREFEITURA, VILA ECO SURF (VES) CONTRARIA  REQUERIMENTOA organização ecológica que cuida da orla marítima da praia da Vila Nova é uma das entidades que ao lado de moradores, turistas e demais voluntários é contrária ao Requerimento. A VES através das ações bloqueando e urbanizando os acessos, tenta, através destas ações, humanizar os espaços e impedir que automóveis tenham livre acesso à faixa de areia da praia. E é exatamente isso que será impossibilitado caso o Requerimento seja aprovado,  encaminhado e atendido pelo Prefeito.


Outra questão que gerou ainda mais desconforto entre quem é contrário ao Requerimento com a medida apresentada, diz respeito a uma já agendada Audiência Pública para tratar efetivamente sobre o “Fechamento dos Acessos à Praia da Vila Nova”, convocada pelo presidente da Casa, vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza (PMDB) e pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Anderson Teixeira (PSD), marcada para a noite do próximo dia 12 na Câmara, onde poderiam ser tratados e solucionados os impasses sobre a acessibilidade da praia e com a participação direta da comunidade.  

Contrários ao Requerimento, uma das entidades que promovem a conservação socioambiental da orla marítima do bairro Vila Nova, através do Projeto Orla Legal, Vila Eco Surf (VES), está convocando a população para comparecerem nesta segunda-feira ao plenário a fim de acompanharem a votação e pressionar os parlamentares pela não-aprovação do Requerimento.

“Está em pauta a votação do requerimento Nº. 31/2018, que prevê, entre outras coisas que qualquer doação para a Prefeitura Municipal de Imbituba, de lajotas (blocos de concreto sextavado), pisos podotátil, mudas de plantas nativas, serviços de plantio, de obstrução, de colocação de lajotas, por particulares (pessoa física ou jurídica) ou de outra entidade pública, só poderá ocorrer após Projeto de Lei tramitado, devidamente discutido e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, e sancionado pelo Prefeito Municipal", esclarecem os voluntários VES, fazendo uma pergunta à população. “Faz sentido para você, estar em votação que a população só poderá plantar uma muda de árvore em área pública se os vereadores de Imbituba aprovarem?”.


Mutirão em pleno feriado revitalizou todo um espaço que antes estava jogado ao abandono


Recentemente, no feriado de 15 de novembro, moradores e turistas - idosos, crianças, jovens, adultos, mães com seus filhos pequenos – se uniram para a construção de um novo acesso à praia que segundo os voluntários seria “o melhor acesso à praia de Imbituba e região”.

Contando com o apoio da comunidade Vila Eco Surf, os voluntários realizaram durante todo o dia a ação social que promoveu a implantação de um novo acesso à praia com estrutura de acessibilidade, a limpeza do local, o plantio de mais de 70 mudas de árvores nativas e a doação de outras tantas mudas de árvores pertencentes à flora da Mata Atlântica, em um dos locais sinalizados pelo Requerimento que “deve ser desobstruído”.

Curiosamente, o trabalho dos voluntários, foi coordenado pelo VES, com apoio e aprovação institucional da Prefeitura Municipal de Imbituba via Secretaria de Meio Ambiente, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (APA da Baleia Franca) e Observatório Social de Imbituba (Osimb).

Segundo informações do VES, para chegarem até a atual situação, foram 14 meses de ações, reuniões e apresentações na Casa de Pastoral da Vila Nova, Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil, educação ambiental na escola João Guimarães Cabral, divulgação em rádios e mídias sociais, até que se chegasse àquele resultado.

“Sabemos que há muito por fazer para construir uma estrutura que promova saúde ambiental de qualidade para os que aqui moram ou visitam. E, iremos desenvolver, em conjunto com a comunidade, por um processo transparente, e respeitando as leis e recomendações técnicas. Um dos próximos passos são a implantação de deck, lixeiras, bancos e mirantes para o avistamento da baleia franca. Todo bairro de Vila Nova será favorecido e valorizado”, ressaltou um dos voluntários da Vila Eco Surf naquele dia.

VEREADORES DIVIDIDOS

Segundo informações ainda não confirmadas, alguns dos vereadores que subscreveram o documento estão retirando sua assinatura do Requerimento e não será surpreendente que a matéria polêmica seja retirada da pauta momentos antes da Sessão. 


    Palavras-chave
  • Vila
  • Nova
  • Requerimento
  • Câmara
  • Vereadores
  • ambientalistas
  • VES
  • polêmica
  • acessos
  • praia
  • Eco
  • surf
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil