Publicidade


Notícias


Pesquise


“Projeto Ver” retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata Geral

“Projeto Ver” retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

por Redação 15-11-2018 há 4 semanas 102

  • Tweet

Publicidade

O Projeto Ver, mutirão de cirurgias oftalmológicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) em parceria com hospitais filantrópicos, retorna ao Sul do Estado em novembro.

Nesta quarta-feira, 14, iniciaram as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Região Carbonífera (Amrec) no Hospital São Marcos, de Nova Veneza. De quinta-feira, 15, a domingo, 18, serão atendidos 783 pacientes da Região da Amurel também com cirurgias de catarata no Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte.

Até outubro, o Projeto Ver já devolveu a visão para 21,7 mil catarinenses.

“A demanda por cirurgias eletivas oftalmológicas era a maior do Estado, sendo mais que o dobro da segunda colocada. Com o Projeto Ver, vamos reduzir a fila nesta especialidade em 90%. Pessoas que esperavam há anos para voltar a enxergar hoje estão realizando um sonho de vida”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Conforme a superintendente de Planejamento e Gestão do SUS da SES/SC, Grace Ella Berenhauser, o hospital parceiro oferta a capacidade instalada e se compromete em fornecer óculos de proteção e colírios para tratamento pós-cirúrgico, com as cirurgias custeadas pelos governos estadual e federal. Cada paciente passa por consulta pré-operatória e duas pós-operatórias, no dia seguinte e 30 dias após a cirurgia. As secretarias municipais de Saúde encaminham os pacientes conforme a fila inserida no Sistema de Regulação (Sisreg).

Em maio o hospital de Nova Veneza fez 450 cirurgias de catarata também dentro do Projeto Ver.

A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino do olho, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A principal causa é o envelhecimento do cristalino, por isso que é muito frequente na população idosa. Porém, a doença também pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, infecção ocular e tabagismo.

    Palavras-chave
  • Projeto
  • Ver
  • região
  • carbonifica
  • Amurel
  • cirurgia
  • catarata
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil