Publicidade


Notícias


Pesquise


Alunos da rede pública incentivam a criação de grupos de leitura em Imbituba Educação

Alunos da rede pública incentivam a criação de grupos de leitura em Imbituba

por Redação 25-10-2018 há 3 semanas 92

  • Tweet

Publicidade

Os alunos da Escola Municipal Deputado Joaquim Ramos mostraram que aquela ideia de que adolescente não lê por falta de vontade pode não ser bem assim. Junto com moradores, escritores e profissionais ligados à área, eles participaram de um debate sobre políticas públicas para a literatura em Imbituba, no último final de semana.

O encontro, promovido pelo Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, ouviu a comunidade da região central do município para saber quais as suas principais sugestões para incentivar a leitura, com base na sua própria experiência.

Animados com a conversa, os adolescentes trouxeram a ideia de criar grupos de leitura nas escolas para debater e trocar livros. “Conseguimos uma integração bem bacana entre as gerações e surgiram várias ideias inovadoras para deixar a leitura mais atrativa. Todos os grupos mencionaram a importância da livre demanda nas bibliotecas escolares, para que os alunos escolham o livro que quiserem ler e tenham acesso a qualquer hora”, conta a coordenadora do grupo de trabalho, Gláucia Maindra.

O debate também descobriu alguns talentos escondidos da escrita. Pensando neles, os moradores sugeriram uma parceria com as empresas de transporte coletivo na cidade para criar o projeto “Poesia entre rodas”. A ideia é valorizar a publicação de poesias nos ônibus para que qualquer escritor tenha a oportunidade de divulgar o seu trabalho, além de ofertar livros para leitura nesses espaços.

O vereador Humberto Carlos dos Santos ficou impressionado com o ativismo dos alunos e se desafiou a ler um livro inteiro neste mês. “Ouvi uma frase que me motivou muito, de um morador que disse que um dia sem leitura é um dia perdido. Foi uma tarde maravilhosa, me trouxe a certeza de que é através da leitura que conseguiremos uma geração mais forte, crítica e convicta de seus direitos e deveres”, comenta.

CRIANÇAS REALIZAM INTERVENÇÃO ARTÍSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Durante a dinâmica, os alunos do grupo de teatro “Programa Saúde na Escola" surpreenderam com manifestações artísticas de conscientização sobre a importância da leitura. Eles recitaram o poema "Saber Viver", de Cora Coralina, e interpretam a música "O Livro". O grupo é conduzido pela professora da Escola Joaquim Ramos Maria Eliete Pereira, também integrante do grupo de trabalho do Plano Municipal.

PROPOSTAS IRÃO ORIENTAR INVESTIMENTOS NA ÁREA

Este foi mais um dos encontros, ou plenárias, realizados com a comunidade em todo o município durante este mês.

As ideias propostas servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, que vai orientar o investimento de recursos do Governo Municipal em políticas públicas culturais pelos próximos dez anos. “Esse planejamento é algo que ultrapassa os períodos de gestão. Temos que colocar nos debates tudo o que gostaríamos que Imbituba tivesse. Seja uma biblioteca mais moderna ou um aplicativo de integração entre leitores. Só com a participação dos moradores é que vamos conseguir direcionar essas ações”, incentiva Gláucia.

O próximo debate é neste sábado (27), com as comunidades de Mirim, Morro do Mirim, Campestre, Nova Brasília, Limpa e Sambaqui.

Plenária Região 4 - Mirim, Morro do Mirim, Campestre, Nova Brasília, Limpa e Sambaqui

Data: 27 de outubro de 2018, sábado

Horário: das 14 às 16 horas

Local: Escola Municipal Belarminda de Souza Pires (Campestre)

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/279101032941828/ 

Fique por dentro: https://www.facebook.com/leituraparatodos.imbituba/ e https://www.instagram.com/leituraparatodos.imbituba/.   

    Palavras-chave
  • Leitura
  • Grupo
  • alunos
  • incentivo
  • Biblioteca
  • Imbituba
  • plenária
  • região
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil