Publicidade


Notícias


Pesquise


Comunidades da região Sul propõem biblioteca pública itinerante em Imbituba Educação

Comunidades da região Sul propõem biblioteca pública itinerante em Imbituba

por Redação 18-10-2018 há 4 semanas 137

  • Tweet

Publicidade

Você acha que os livros para adultos deveriam ter mais ilustrações? Ler é obrigação ou é prazer? E se fosse mais barato comprar livros? Estas e outras ideias estão sendo discutidas pelos moradores em diversos pontos da cidade, junto com o Grupo de Trabalho que irá redigir o Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura de Imbituba.

A intenção é promover o debate entre crianças, adolescentes e adultos e reunir sugestões para incentivar o hábito da leitura em pessoas de todas as idades, com base na experiência da própria comunidade. No último sábado (13), foi a vez de ouvir os bairros de Itapirubá, Roça Grande, Boa Vista, Guaiuba e São Tomás.

Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi a criação de uma biblioteca pública itinerante nos bairros, para levar a oportunidade de emprestar livros a mais pessoas. “Tentamos trabalhar com eles como tornar a leitura mais atrativa para os adultos. A conversa rendeu algumas observações interessantes sobre a rotina da nossa comunidade, a maioria dos participantes não sabia que a cidade tem uma editora de livros, por exemplo”, comenta a coordenadora do grupo de trabalho, Gláucia Maindra.

Os moradores também sugeriram ações na comunidade e nas escolas em que as crianças leiam para os adultos, como uma forma de motivar as famílias a cultivarem o hábito da leitura, além de realizar oficinas de capacitação para incentivar novos escritores.

Para o professor e membro do grupo de trabalho Mateus Pinho Bernardes, colaborar com a construção do Plano Municipal é uma forma de exercer a cidadania e de redescobrir a leitura. “É preciso desmistificar esta ideia de muitas pessoas acharem que nada têm a dizer. Temos todas e todos muito a contribuir!! Sem exceções ou exageros. Também cabe a nós a tarefa de “reconstruirmo-nos” como leitores e agentes da leitura em nossa cidade. Participar da construção de políticas públicas que beneficiam a todos nós”, incentiva.

Os encontros continuam em todo o município e as sugestões apontadas pela comunidade servirão de base para orientar o investimento de recursos do Governo Municipal em políticas públicas culturais pelos próximos dez anos.

“Por isso é tão importante que os moradores participem. Conhecendo a demanda de cada bairro vamos poder direcionar ações específicas de acordo com o perfil de leitor. Cada um pode nos dar uma grande contribuição”, convida Gláucia.

O próximo debate acontece neste sábado, 20 de outubro, com o público do Centro, Paes Leme, Village, Vila Alvorada, Ribanceira e Vila Nova Alvorada, na Escola Municipal Deputado Joaquim Ramos.

PLENÁRIA REGIÃO 3

Centro, Paes Leme, Village, Vila Alvorada, Ribanceira e Vila Nova Alvorada

Data: 20 de outubro de 2018, sábado

Horário: das 14 às 16 horas

Local: Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos (Paes Leme) Confirme sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/523292621481632/

+Info: https://www.facebook.com/leituraparatodos.imbituba/ e https://www.instagram.com/leituraparatodos.imbituba/.

 

    Palavras-chave
  • Biblioteca
  • Imbituba
  • Plano
  • Livro
  • Leitura
  • Literatura
  • Municipal
  • Grupo
  • Trabalho
  • plenária
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil