Publicidade


Notícias


Pesquise


Roda de debate gera novas ideias para fomentar a leitura em Imbituba e nova plenária está marcada para o próximo sábado na região Sul Cultura

Roda de debate gera novas ideias para fomentar a leitura em Imbituba e nova plenária está marcada para o próximo sábado na região Sul

por Redação 09-10-2018 há 1 semana 83

  • Tweet

Publicidade

Qual a sua relação com a leitura? Como tornar a leitura mais atraente para os adultos? O que te faria ler um livro esse ano? Essas foram as perguntas que motivaram o primeiro debate com moradores conduzido pelo Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura de Imbituba, realizado no último sábado (6), no bairro Vila Santo Antônio.

O bate-papo informal reuniu representantes da comunidade, artistas, professores e profissionais da área da literatura para pensarem juntos em ações que fortaleçam o hábito da leitura e garantam o acesso à literatura nos espaços públicos da cidade.

Para estimular os participantes, a atividade iniciou com a leitura de um cordel do escritor e contador de histórias César Obeid. A discussão apontou uma série de necessidades e trouxe sugestões de melhorias para despertar o interesse público. “Identificamos que a relação de muitas pessoas com a leitura se restringe a textos técnicos. Elas leem mais porque precisam, por conta do trabalho ou dos estudos, do que por prazer”, comenta a coordenadora do grupo de trabalho, Gláucia Maindra.

Uma das propostas apresentadas foi a criação de clubes e rodas de leitura na cidade para integrar diferentes públicos. Também foi discutida a ideia de divulgar dicas de leitura e resenhas de livros em diversos canais, como artigos na internet e programas de rádio.

O grupo de trabalho inovou no debate aplicando uma metodologia de conversa chamada World Café, que valoriza a atuação coletiva e dá voz a todos. “É uma técnica simples de conversa em grupo que ajuda a encontrar soluções e valoriza a diversidade de opiniões”, comenta o artista e membro da equipe, Izar Duarte.


GRUPO CONVIDA MORADORES DA REGIÃO SUL PARA DISCUTIR AÇÕES

Este foi o primeiro de uma série de encontros, ou plenárias, que devem ocorrer em todas as regiões do município. As ideias levantadas em cada comunidade irão orientar como o Governo Municipal irá investir os recursos na área pelos próximos 10 anos.

A bibliotecária Gláucia Maindra ressalta a importância da participação pública. “Essas conversas irão orientar quais as nossas metas para a leitura em Imbituba e precisamos entender bem a história e a demanda de cada bairro. Só assim vamos conseguir atender a todos e garantir o acesso literário ao maior número de pessoas. Todo mundo pode contribuir”.

O próximo passo será escutar os moradores dos bairros de Roça Grande, Boa Vista, Itapirubá, Guaiúba e São Tomás, neste sábado (13).

PLENÁRIA REGIÃO 1 - ROÇA GRANDE, BOA VISTA, ITAPIRUBÁ, GUAIÚBA E SÃO TOMÁS

Data: 13 de outubro de 2018, sábado

Horário: das 14 às 16 horas

Local: Escola Básica Municipal Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa (Guaiúba)

+Info: https://www.facebook.com/leituraparatodos.imbituba/ e https://www.instagram.com/leituraparatodos.imbituba/.

 

As Plenárias são encontros de sensibilização com a comunidade.

 

O QUE É O PLANO MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS, LIVRO, LEITURA E LITERATURA?

O Plano é um documento elaborado através da Diretoria Municipal de Cultura para expressar as demandas da população para implementar uma política pública de acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores. Podem ser elencados neste plano, as intenções políticas, programas, objetivos e projetos para o desenvolvimento da leitura e escrita em Imbituba. O Plano é um instrumento de planejamento a médio e longo prazo, servindo para dar estabilidade às políticas culturais, pois pode, e  deve  contribuir  para  que ações planejadas em um dado momento possam ser executadas ao longo de dez anos, ultrapassando, assim, períodos de gestão e sendo uma importante ferramenta para a comunidade acompanhar o cumprimento das metas traçadas. Por isso a sua participação é fundamental!

 

Texto: Lorraine A. Corrêa

    Palavras-chave
  • Biblioteca
  • Imbituba
  • Plano
  • Livro
  • Leitura
  • Literatura
  • Municipal
  • Grupo
  • Trabalho
  • plenária
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil