Publicidade


Notícias


Pesquise


De Imbituba, quadrinista e ilustradora Fefê Torquato é convidada para Bienal de Quadrinhos Cultura

De Imbituba, quadrinista e ilustradora Fefê Torquato é convidada para Bienal de Quadrinhos

por Administrador 05-09-2018 há 2 mêses 1295

  • Tweet

Publicidade

A quadrinista e ilustradora de Imbituba, Fefê Torquato, foi selecionada e está confirmada na Bienal de Quadrinhos, que será realizada desta quinta-feira (06) até o domingo (09), no Museu Municipal de Arte (MuMA) de Curitiba, no estado do Paraná.

Fefê participará de algumas mesas de debate sobre o mundo dos quadrinhos, além de ministrar a oficina "O pior sketchbook da sua Vida", que já está com as vagas esgotadas.

A artista também estará presente com seus quadrinhos "Estranhos" e "A". Quem prestigiar o evento vai poder adquiri-los com o autógrafo da artista, além de produtos especiais como a 'ecobag' encomendada especialmente para a ocasião com uma associação de artesãs, a Raio de Luz, da comunidade do Araçá, em Imbituba.

Fefê é imbitubense, mas foi criada em Curitiba e agora reside novamente em sua terra natal. Estudou música na faculdade, mas em 2010 encontrou nos quadrinhos a melhor forma de se expressar e de se comunicar com o mundo, enquanto trabalhava com moda e desenhava roupas. 

Uma das ilustrações da imbitubense Fefê Torquato
Uma das ilustrações da imbitubense Fefê Torquato

Em 2015, as aventuras inicialmente publicadas na internet da personagem Gigi, que é metade mulher, metade felina chegaram ao livro Gata Garota, pela editora Nemo. A personagem é capaz de coisas espetaculares, mas prefere tirar uma soneca em cima de algo fofo. Segundo Fefê, a inspiração para criar a anti-heroína veio de seus próprios bichanos ela tem muitos gatos em sua casa em Imbituba. Na sequência,Fefê publicou o projeto Estranhos, sua última obra literária. 




A Bienal de Quadrinhos de Curitiba


Curitiba tem um papel importante na história recente dos quadrinhos brasileiros. E de 2011 para cá, a capital paranaense virou sede de um dos maiores eventos do gênero no país, a GIBICON – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Mais do que um simples festival de quadrinhos que ocorre de dois em dois anos, a GIBICON sempre teve, entre suas metas, promover o desenvolvimento sociocultural e o estabelecimento dos quadrinhos como forma de arte devidamente reconhecida.

Hoje inserido na agenda internacional de eventos em quadrinhos, o evento começou entre os dias 15 e 17 de julho de 2011, quando se realizou a chamada Edição Número Zero, que teve como sede o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Entre os principais convidados estavam os italianos Fabio Civitelli e Lucio Felippucci, o francês Hervé Bourhis, e o argentino Salvador Sanz. Curitiba também recebeu, na ocasião, 40 nomes brasileiros de enorme prestígio.

Entre as principais exposições que marcaram o evento estavam Leviathan, com trabalhos do alemão Jens Harder, premiado em Angouleme em 2010; uma coletiva de grandes autores franceses como Moebius, Druillet e Bilal, cedida pela Aliança Francesa de Curitiba; o painel A Lenda de Tex; uma retrospectiva de artistas curitibanos; e a mostra Seto – o Samurai de Curitiba. Tal leque de atrações fez com que cerca de dez mil visitantes prestigiassem as atrações do evento.

Ilustração "Chorinho", de Fefê Torquato
Ilustração "Chorinho", de Fefê Torquato
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Fefê Torquato
  • Fefê
  • Torquato
  • quadrinista
  • ilustradora
  • bienal
  • quadrinhos
  • Curitiba
  • Gata Garota
  • Sou IM
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil