Publicidade


Notícias


Pesquise


Confira a programação da Festa em Honra à Santa Ana e Espírito Santo em Vila Nova Geral

Confira a programação da Festa em Honra à Santa Ana e Espírito Santo em Vila Nova

por Redação 26-07-2016 há 2 anos 582

  • Tweet

Publicidade

A Festa em Honra à Santa Ana e Divino Espírito Santo, que inicia na noite desta terça-feira (26) no Bairro Vila Nova, é um dos eventos mais tradicionais da região. Em sua 264ª edição, a festividade católica é uma das mais antigas e importantes  e é sempre encerrada com a Santa Missa que traz a centenária Corte Imperial representada por crianças, com seus trajes e bandeiras em honra ao Divino Espírito Santo.



Esse ano, o casal de primeiros festeiros, Olivar Francisco Neto e Karen Tavares de Souza convidam a todos para as celebrações religiosas e atrações que iniciam na noite de hoje (26), às 19h30, com a Santa Missa celebrada pelo ex-pároco de Imbituba, padre José Eduardo Bittencourt. A missa será seguida do show de Stand Up Comedy da personagem Dona Maricotinha, a partir das 21h no Salão Paroquial.

Programação cultural tem shows, comédia, exposição fotográfica e memorial açoriano

Também na noite desta terça (26), será aberta a exposição “Olhar Açoriano nos Vestígios de Santa Ana de Vila Nova”, do fotógrafo e historiador Ronaldo Pires. A mostra tem pretende fazer com que os apreciadores em fotografia e também da cultura de base açoriana consigam realizar um olhar retrospectivo de tempos atrás. As fotos estarão reunidas durante todas as festividades em Honra a Sant’Anna e Divino Espírito Santo.



No sábado (23), no Centro social Sant’Ana,  foi aberto à visitação o “Memorial Vila de Sant’Ana”, com apresentação do Coral Uniexperiência e lançamento do livro: “Vila de Santana, um olhar açoriano”. Na próxima quinta-feira (28), o músico vilanovense, Teto Fernandes recebe convidados, animando a noite com seu consagrado show Blues de Quinta.



Já na sexta (29) acontece a Seresta de Batista Ventania e no sábado (30) tem novena às 19h30 e depois será realizado um grande baile com Grupo Clichê. O almoço festivo de encerramento será realizado no domingo (31), com sorteio da rifa, após a Santa Missa que terá início às 10h30.

História

A Festa teve início ainda no século XIV, quando a rainha Isabel (1271-1336), procurando encerrar a guerra entre Dom Diniz, Rei de Portugal e de seu filho, Dom Afonso, prometeu realizar uma grande festa em honra ao Divino Espírito Santo caso a guerra chegasse ao fim. Os pedidos foram atendidos e a paz voltou a imperar na família real e, em forma de agradecimento, Isabel doou sua coroa à uma Igreja, manifestando seu desejo de que anualmente fossem dedicadas renovadas ações de graças ao Espírito Santo.

Segundo o historiador Almir Martins, começava assim a formatação inicial da festa em honra ao Divino Espírito Santo, a qual chegaria, em 1748, com os açorianos, ao litoral catarinense e em 1752 a Freguesia de Vila Nova.


    Palavras-chave
  • santa
  • espírito
  • santo
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil