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7 verdades que fracassam o seu negócio Artigos

7 verdades que fracassam o seu negócio

# por Edir Miranda 28-08-2018 há 3 semanas 299

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Você sabe qual a diferença entre uma pessoa inteligente, uma sábia e uma genial? A diferença está em como ela trata os erros da vida.

Uma pessoa inteligente tem muito conhecimento sobre o assunto e faz tudo certo para que não cometa erros. Porém, quando ela erra, procura justificar o porquê da falha, analisando circunstâncias alheias e concluindo que no final de tudo ela não estava errada e a culpa era de alguma externalidade.

Uma pessoa sábia, admite que errou e faz toda análise do erro para que não ocorra nunca mais.

O gênio, no entanto, observa e estuda os erros dos outros para nunca cometê-los.

Ao longo da minha trajetória como empresário venho colecionando erros meus e dos outros para sempre fazer o certo e eliminar as possibilidades de fracasso. Sete deles citarei aqui para vocês:

 

  • 1)Jamais colheremos algo diferente do que plantamos: Corrupção, “jeitinho”, algo disfarçado, insumos de baixa qualidade, exploração… Jamais resultará em um bom produto e estabilidade para você e sua empresa. Pense no ditado: “Aqui se faz, aqui se paga”
  • 2)Meus atrasos não significam minha importância: Chegar atrasado em reuniões não faz de você uma pessoa de maior importância ou com mais compromissos que as outras. Entregar o produto com atraso, também não significa que a sua empresa está no auge com muita demanda. Isso tudo só significa que você e sua empresa não respeitam com outros.
  • 3)Não posso ficar doente: A centralização é um atraso e uma limitação crucial da empresa. Se tudo e todas as decisões devem passar por você, significa que realmente a empresa está vulnerável a sua saúde. O atraso é notável, pois as decisões devem entrar em uma fila de espera parando todo o processo. Delegue funções e cobre relatórios de resultados. Sua empresa será muito mais dinâmica e funcionará mais levemente, fazendo você se preocupar com estratégias para novos negócios.
  • 4)Não existe funcionário perfeito: Gestão de pessoas é um dos principais problemas que os empresários enfrentam. Mas o problema se agrava mais ainda quando o gestor não sabe lidar com as dificuldades dos funcionários em certas funções e passa o ano letivo demitindo e contratando pessoas a todo momento na esperança de achar alguém perfeito. Pessoas nascem com talentos que fazem ter mais habilidades em certas áreas do que outras. Descubra e invista nos talentos de seus funcionários e aumente a produtividade de sua empresa.
  • 5)A culpa é do cliente: Vejo muitas empresas justificando seus erros colocando erros nos próprios clientes. Muitas fecham exatamente porque não os escutam! Saber ouvir seu cliente é primordial para a criação e inovação do seu produto e serviço. Se sua empresa não faz isso, com certeza ela deve estar vendo clientes migrarem para a concorrência. Adapte-se! Não deixe seu cliente escapar!
  • 6)Empréstimos para pagar empréstimos: Esse é o fim do poço. Uma vez eu ouvi uma expressão dizendo que “Pobre só é pobre porque não vende o que tem”. Achei engraçado, mas no final é verdade, pois vemos muitas pessoas que não largam seus bens de conforto e preferem fazer mais dívidas para pagar dívidas. Entendam uma coisa: Dívida somente se faz quando quando for para investir em algo que irá gerar lucro. Financiar conforto é jogar dinheiro pela janela.
  • 7)Não sei onde vai parar o dinheiro!: Se você já disse essa frase para alguém, com certeza não estás tendo um bom controle de custos e provavelmente estás pagando para trabalhar. Um simples controle de quanto que entra e quanto que sai por dia, lhe dará a dimensão do problema para que possas criar novas estratégias. Muitas vezes estamos com “torneiras” abertas sem saber, jorrando dinheiro para fora.

Enfim, muitos são os problemas de uma empresa que se não cuidarmos, podemos sim fracassar e até fechar. Uma boa dica é tratá-la como algo que possa ser vendida no futuro. Trate-a como o seu principal produto! Sua missão é vendê-la no auge, então para isso, ela deve estar sempre bem apresentada, com resultados registrados e bem apresentados para os eventuais compradores. Ninguém valoriza muito uma empresa por “achismos” e hipóteses. Quem compra carro com problemas é só para se incomodar, não é verdade?

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