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Prefeitura instala placas de informação aos usuários do transporte coletivo no Terminal Urbano de Imbituba Geral

Prefeitura instala placas de informação aos usuários do transporte coletivo no Terminal Urbano de Imbituba

por Redação 28-08-2018 há 2 mêses 416

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A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento, através da Diretoria de Transporte e Mobilidade Urbana, instalou nesta segunda-feira (27) diversas placas ao longo do Terminal Urbano de Passageiros de Imbituba, informando ao usuário do transporte horários de chega e partida dos coletivos durante os dias da semana e também aos sábados, domingos e feriados. A sinalização informa também os bairros assistidos por cada linha durante o trajeto.

A falta destas informações, horários e itinerário, que gerava muitas reclamações por parte dos usuários, foi constatada durante uma fiscalização do Procon Municipal, feita no último dia 31 de julho, e que foi satisfeita no início desta semana.

O secretário de Infraestrutura, Alex Sandro Carpes, relatou ao Portal Ahora, que a Prefeitura, antes mesmo da fiscalização do Procon, promovida pela Procuradoria do município, já estava providenciando a confecção das placas informativas e que a sinalização do órgão de defesa do consumidor, revelando uma insatisfação por parte dos usuários imbitubenses, acelerou o processo.

“Esse serviço, colocado à disposição do cidadão, tem por objetivo dar mais conforto ao usuário que tinha que sair perguntando para funcionários da concessionária sobre os próximos horários e se essa ou aquela linha passava por esse ou aquele bairro. Há muito o que ser feito, mas no que depende da administração municipal, estamos fazendo e iremos realizar”, pontua o secretário Alex Sandro.  

No que diz respeito à qualidade do serviço oferecido pela concessionária Santo Anjo, o Procon Municipal tem realizado constantes fiscalizações e buscado a solução junto à empresa sempre que uma irregularidade é encontrada.

A diretora do Procon, Cristiane Pegorara, lembra que o passageiro também é consumidor e destaca que o usuário que passa por transtornos, falha no serviço, superlotação, atrasos, entre outros dissabores corriqueiros, pode pedir o valor da passagem de volta, além de exercer sua cidadania por meio dos caminhos legais.

“O transporte público é tratado pela Constituição Federal como um serviço público essencial, organizado e prestado de acordo com a necessidade e satisfação dos cidadãos. Os passageiros, ao pagarem uma tarifa pelo serviço público prestado por uma empresa, firmam um contrato e, assim, estabelecem uma relação entre o passageiro e a empresa”, complementa.

 “Segundo Código de Defesa do Consumidor, o serviço público utilizado mediante pagamento de tarifa é uma relação de consumo e, portanto, o transporte público deve ser um serviço de qualidade, oferecido de maneira a garantir a saúde e a segurança do consumidor”, finaliza Cristiane.

 

Foto: Israel Costa/PMI

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