Porto de Imbituba recebe Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2016
Publicidade


Notícias


Pesquise


Porto de Imbituba recebe Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2016 Geral

Porto de Imbituba recebe Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2016

por Redação 05-08-2016 há 2 anos 183

  • Tweet

Publicidade

O Porto de Imbituba recebeu o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2016 na noite de quarta-feira (3) pelo ?Programa de Pesquisa e Monitoramento da Baleia Franca no Porto de Imbituba e adjacências?. O evento, realizado no Parque Ambiental da Tractbel Energia em Capivari de Baixo, homenageia as empresas catarinenses que investem em responsabilidade social.

O projeto do Porto de Imbituba conquistou a premiação na categoria Preservação Ambiental. Os cases inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora que considerou critérios como objetivos, relevância social e comunitária do projeto; estratégias de desenvolvimento e soluções encontradas, além de resultados como abrangência e impacto do benefício social e ambiental.

O programa, desenvolvido em conjunto com o Projeto Baleia Franca, tem por objetivo a preservação do habitat natural da Baleia Franca, animal que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar os filhotes. O programa é desenvolvido de julho a novembro, período em que o litoral de Imbituba (SC), município preferido da espécie, recebe dezenas de baleias. O monitoramento é realizado de duas formas, através de pontos fixos e monitoramento aéreo. São três pontos fixos e três sobrevoos que abrangem toda a área da APA da Baleia Franca, de o sul de Florianópolis até o Balneário Rincão.

As observações visam não só avaliar e minimizar o risco de colisão e ruídos sonoros com embarcações, mas ampliar o conhecimento sobre as baleias nessa região para preservação da espécie. Apesar de figurar na lista dos animais que correm risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente, a população de baleias tem registrado um aumento de cerca 12% ao ano, fruto de programas de pesquisa, preservação e monitoramento contínuo da espécie. Devido à alta frequência de baleias na região, o projeto mostra como é possível dar continuidade à operação e expansão portuária de forma responsável e sustentável.

O Porto de Imbituba já conquistou, em janeiro deste ano, o Prêmio Expressão de Ecologia com o mesmo projeto. Desde 2012, o Governo do Estado, via SCPar, é o responsável pelo Porto, que no últimos três anos viu o índice de movimentação de cargas aumentar 70%.


    Palavras-chave
  • advb
  • prêmio
  • imbituba
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil