Saúde de Garopaba alerta para ocorrência de bovino com raiva no município
Publicidade


Notícias


Pesquise


Saúde de Garopaba alerta para ocorrência de bovino com raiva no município Saúde

Saúde de Garopaba alerta para ocorrência de bovino com raiva no município

por Administrador 11-08-2018 há 1 semana 380

  • Tweet

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba alerta a população para a ocorrência de bovino positivo para a raiva na região do Morro do Fortunato e na comunidade do Macacú. 

O órgão de Saúde orienta a população a manter cuidado com morcegos, transmissores da doença. Caso um destes animais seja encontrado morto, a indicação é isolar o local, fechando a porta do cômodo, por exemplo, ou prendendo o morcego com um balde e comunicar o serviço de Saúde pelo telefone (48) 3254-8102 ou pelo e-mail zoonoses.pmg@gmail.com.  Dessa forma, é possível evitar que este animal entre em contato com animais domésticos e pessoas.

RAIVA

É uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão da raiva ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. Os sintomas da raiva variam conforme a espécie, quando acomete animais carnívoros, eles se tornam agressivos e, quando ocorre em animais herbívoros às manifestações são de paralisia. Em caso de agressão por animal, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo.

Qualquer suspeita de raiva em animais sejam eles cães, gatos, bovinos ou outros, deve ser procurado um veterinário, e o mesmo com a suspeita, deve informar a vigilância epidemiológica do município.

Para toda e qualquer exposição em humanos provocada por espécies transmissoras do vírus da raiva (lambedura e/ou arranhadura e/ou mordedura), é realizada notificação e investigação epidemiológica em ficha de atendimento antirrábico humano e adotadas condutas específicas que cada caso requer.

A divisão de controle de zoonoses informa:

Em caso de acidentes com mordedura, lambedura ou arranhadura, procure uma unidade de saúde.

Não toque em animais caídos ou machucados na rua.

Não mantenha contato com animais selvagens.

Em caso de suspeitas, procure um veterinário para atendimento do seu animal.

Mantenha seu rebanho e/ou animais de estimação vacinados.

A conduta em acidentes, se dá na observação do animal durante 10 dias, ou no esquema profilático se não for possível a observação do animal. Todo o processo é acompanhado pela vigilância epidemiológica.

Vacine contra a Raiva, sua saúde depende da saúde de seu animal.

    Palavras-chave
  • Garopaba
  • Saúde
  • raiva
  • morcegos
  • bovino
  • caso
  • Morro
  • Macacú
  • comunidade
  • Fortunato
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil