"Exemplo na gestão de água": comitiva do município de Tijucas visita a ETA de Imbituba para importar modelo
Publicidade


Notícias


Pesquise


Geral

"Exemplo na gestão de água": comitiva do município de Tijucas visita a ETA de Imbituba para importar modelo

por Administrador 07-08-2018 há 1 semana 300

  • Tweet

Publicidade

O modelo desenvolvido no tratamento de água em Imbituba tem chamado à atenção de representantes de outros municípios do Estado. Na última quinta-feira (02), o prefeito de Tijucas, cidade da Grande Florianópolis, Eloi Mariano, esteve em Imbituba para conhecer o trabalho que é desenvolvido no município litorâneo.

A comitiva trouxe, além do chefe do executivo, o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tijucas e um dos assessores do órgão. Acompanhados pelo Superintendente de Abastecimento do Município de Imbituba, eles visitaram todo o sistema de tratamento de água e se disseram impressionados com a organização do trabalho.

“Imbituba é um exemplo na gestão de água e é por isso que eu estou aqui com os meus companheiros, para analisar e levar para Tijucas, de certa forma, alguns exemplos que serão aplicados em nossa cidade. É muito importante essa nossa visita à Estação de Tratamento de Água (ETA)”, enfatizou o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano.

Ao longo da visita, a comitiva conheceu o procedimento de cloração da água que é aplicado em Imbituba. “Um aparelho faz a geração do cloro aqui na ETA mesmo. É supersimples a reação e é à base de sal. A gente faz uma salmoura e o próprio reator faz a hidrólise, transformando essa salmoura em hipoclorito. Isso garante a estabilidade no sistema e é financeiramente viável”, explicou a engenheira química, Elaine Alano.

João Batista, Elaine e o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano em visita à ETA de Imbituba
João Batista, Elaine e o prefeito Eloi Mariano em visita à ETA de Imbituba. Fotos: Israel Costa

Para o presidente do Samae de Tijucas, essa busca por experiência é importante para melhorar o trabalho. Gilson de Oliveira destacou que, em locais onde o poder público trabalha em conjunto com a iniciativa privada, como acontece na Estação de Tratamento (ETA) de Imbituba, as ações se tornam mais eficientes.

“A gente veio conhecer como funciona um Samae mais adequado, com um sistema de filtração mais aprimorado, para implantar lá na nossa cidade e ter mais uma fonte de captação, desta vez, através do rio”, disse o representante do Samae. Hoje, a captação de água em Tijucas é feita, exclusivamente, por meio de cachoeira.

Segundo o Superintendente de Abastecimento de Imbituba, esse tipo de intercâmbio só agrega ao trabalho de ambos os municípios. “Pelo que foi feito em Imbituba nos últimos anos, a gente está servindo de referência em alguns locais. Essa troca de experiências é importante, a gente aprende com eles, eles aprendem com conosco e todos ganham”, ratificou João Batista Alano.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • tratamento
  • água
  • saneamento
  • Estação
  • ETA
  • Tijucas
  • Samae
  • prefeitura
  • visita
  • exemplo
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil