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Projeto que vai detectar possíveis problemas auditivos e melhorar saúde e aprendizado de alunos de Imbituba deve iniciar em 15 dias Educação

Projeto que vai detectar possíveis problemas auditivos e melhorar saúde e aprendizado de alunos de Imbituba deve iniciar em 15 dias

por Administrador 02-08-2018 há 2 mêses 612

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Os alunos do pré-escolar e primeiro ano das escolas municipais de Imbituba em cerca de 15 dias passarão a ter direito a exames audiológicos básicos, gratuitos, que vão prevenir e detectar precocemente qualquer possível alteração auditiva nas crianças.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o projeto Triagem Auditiva Escolar terá início na última quinzena de agosto e os exames serão executados nas próprias instituições ensino, sob responsabilidade de uma fonoaudióloga da equipe multiprofissional da Prefeitura.

Trata-se de um processo simples, rápido e capaz de identificar os alunos com maior probabilidade de deficiência auditiva. Para colocar o projeto em prática, a Secretaria investiu R$ 38.450,00, por meio do salário-educação, na compra de um Audiômetro, um imitanciômetro e um otoscópio. A triagem auditiva na Educação de Imbituba em breve irá se estender às séries iniciais de todas as escolas.

Aparelhos adquiridos pela Secretaria de Educação de Prefeitura de Imbituba

“A triagem será priorizada ao público infantil, sendo aplicada em todas as escolas e creches da rede municipal, iniciando com as turmas do pré-escolar e primeiro ano do ensino fundamental, por ser tratar da faixa etária mais vulnerável”, informou o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Filipe Dias Antônio.

Segundo Filipe, os alunos que estiverem com audição questionável ou afetada, serão identificados rapidamente e encaminhados para uma avaliação audiológica completa e gratuita na rede de saúde do município. O Secretário ressalta que o Projeto vai melhorar a saúde e qualidade de vida das crianças e com isso qualificar o processo de ensino e aprendizagem.

“Aplicado em crianças durante a alfabetização, o Programa previne dificuldades na aquisição da fala e no desenvolvimento da linguagem, já que ambos estão diretamente ligados à audição. Os cuidados também contribuirão no desempenho do processo de ensino-aprendizagem, pois a dificuldade em ouvir faz com que o aluno não receba as informações passadas pelos professores ou as receba de maneira deficitária”, lembra o gestor da Educação no município.

 

Pouco oferecido no Brasil, Programa foi implementado com sucesso em vários países do mundo

Os programas de Triagem Auditiva têm se destacado em muitos países do mundo como a principal forma de detecção precoce das perdas auditivas no público infantil. Uma realidade comum em lugares como Estados Unidos, Austrália, China e em algumas nações da Europa. No Brasil, esse tipo de serviço ainda é pouco oferecido.

Segundo o último relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 30 milhões de brasileiros sofrem com a falta de audição. O dado é ainda mais preocupante no que diz respeito às crianças, uma vez que a audição normal fornece a principal fonte para a linguagem, fala e habilidades cognitivas.

 

Uma pesquisa recente revelou que o impacto da perda auditiva sobre a aprendizagem inicia já nos primeiros anos de vida escolar, entretanto, muitas crianças com perda auditiva de grau leve manifestam dificuldades de aprendizagem, apenas, a partir da 3ª série da educação infantil.

 

 

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