Publicidade


Notícias


Pesquise


Morre, aos 94 anos, Joaquim Francisco Martins, Seu Pilício, o “barbeiro” mais famoso de Imbituba Geral

Morre, aos 94 anos, Joaquim Francisco Martins, Seu Pilício, o “barbeiro” mais famoso de Imbituba

por Redação 31-07-2018 há 2 mêses 3986

  • Tweet

Publicidade

O senhor Joaquim Francisco Martins, mais conhecido como Seu Pilício, faleceu na manhã desta terça-feira, 31 de julho, vítima de uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital São Camilo.

A família, enlutada, informa que haverá uma Celebração na tarde de hoje, marcada para as 15h30 na Igreja Cristo Rei, de Vila Nova Alvorada, e em seguida o sepultamento, no Cemitério do Mirim. 

Seu Pilício completou 94 anos de idade no último dia 1º de março.

Morador de Vila Nova Alvorada (Divineia), o seu Pilício era uma pessoa muito conhecida em Imbituba principalmente por ter exercito durante 76 anos a profissão de barbeiro, trabalho. Um de seus clientes mais fiéis e amigo foi o ex-prefeito municipal Eduardo Elias que esta semana, mesmo aos 99 anos, foi até o Hospital visitar o amigo que se encontrava internado.

Nascido no bairro Vila Esperança (Ribanceira), seu Pilício ganhou este apelido ainda garoto, quando jogava futebol. Filho de Francisco e Maria, sua família tem origem portuguesa e seus pais trabalhavam na lavoura. Sua infância foi humilde, vivia em casa de madeira simples e estudou até a 4ª série. Para chegar à escola caminhava da Ribanceira até a Ribanceira dos Farias, cerca de 3km distante de sua casa.


Por ocasião do seu aniversário de 93 anos, em entrevista à imprensa local ele contou passagens de sua vida. Seu Pilício disse lembrar com carinho do Clube Bandeirantes onde ia para se divertir.

Casado com Dona Jamília há 67 anos, o casal teve 16 filhos, dois de criação, 25 netos, 15 bisnetos e uma tataraneta.

Na política, Seu Pilício ajudou a fundar o MDB em Imbituba, partido de oposição à ditadura militar e depois ajudou a fundar também o PMDB no município, nos anos pós-abertura. Dentre várias histórias, ele gostava de lembrar de sua aventura na Ilha do Batuta, na qual costumava pescar. Certa vez estava na ilha, que fica próximo à praia da Barra de Ibiraquera, a maré subiu tanto que ele não conseguiu sair da ilha. Ficou 15 dias, deixando toda sua família preocupada. Meses depois desta aventura voltou à ilha e passou lá dois meses, plantou alimentos e se aventurou pela ilha.

Seu Pilício foi um dos primeiros moradores de Vila Nova Alvorada (Divinéia), comunidade que migrou do antigo bairro da Praia, próximo ao Centro para o morro onde hoje está localizada com privilegiada vista para a praia do Porto.

A AMIZADE COM O EX-PREFEITO EDUARDO ELIAS


Esta semana, acamado no Hospital São Camilo, Seu Pilício recebeu a visita de um amigo cuja amizade contou mais de 70 anos.

Quando no auge dos anos 50, Imbituba respirava o processo de emancipação político-administrativa, o então taxista Eduardo ficou sabendo de um barbeiro muito habilidoso e “conversador” que atendia seus clientes sempre com boas histórias. Eduardo, que também não dispensava uma boa prosa, visitou a famosa “Barbearia do Pilicio” com intuito de dar um trato no visual sem imaginar que aquele hábil profissional se tornaria um de seus principais companheiros de muitas jornadas.

A história política da cidade se confunde com a de Eduardo e Pilício que desde sempre foram apaixonados por Imbituba. O taxista chegou a Prefeito do município e tinha Pilicio como uma espécie de “assessor para assuntos diversos”.

Apesar das limitações, o ex-prefeito, à beira dos seus 99 anos, não deixou de visitá-lo no Hospital e levou ao melhor amigo seu carinho e respeito. A visita acabou se tornando a despedida dos dois diante da fatalidade desta terça-feira. 

Texto: Leonardo Fraga / João Moraes Filho - Fotos: Leonardo Fraga / João Moraes Filho

    Palavras-chave
  • Seu
  • Pilício
  • Hospital
  • morte
  • 94 anos
  • barbeiro
  • falecimento
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil