IFSC Garopaba abre inscrições para seu primeiro curso superior presencial
Publicidade


Notícias


Pesquise


IFSC Garopaba abre inscrições para seu primeiro curso superior presencial Geral

IFSC Garopaba abre inscrições para seu primeiro curso superior presencial

por Redação 16-10-2016 há 1 ano 280

  • Tweet

Publicidade

Em outubro começa o período de inscrição para o vestibular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Garopaba. O curso terá a duração de 3 anos (6 semestres) e será o primeiro curso superior presencial ofertado no município. A seleção para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental acontecerá pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), que utiliza a nota do Enem e também pelo vestibular do IFSC, que será realizado no dia 4 de dezembro. Para os estudantes que optarem pelo vestibular, a inscrição deverá ser realizada entre os dias 03 de outubro e 03 de novembro. No total serão 40 vagas.

A demanda pelo ensino superior público e gratuito na região é antiga. Diariamente centenas de estudantes necessitam se deslocar a Florianópolis, Tubarão ou Capivari de Baixo para cursarem suas graduações. Ao ofertar o curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, o IFSC busca atender parte desta demanda.

O tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Atualmente existe uma grande perspectiva de mercado de trabalho na área ambiental, associada à busca por melhor desempenho ambiental das empresas, o que pressupõe um perfil profissional novo, capaz de atuar no desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental, contribuindo para redução de resíduos na fonte aliada à maior produtividade e com atenção às novas normas ambientais. Além da possível atuação em empresas e outras instituições para implementação de sistemas de gestão ambiental, o tecnólogo em gestão ambiental encontra um campo de trabalho em Santa Catarina vinculado às áreas de proteção. Em Santa Catarina existem 15 Unidades de Conservação federais, nove estaduais, 22 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e inúmeras áreas municipais investindo em tecnologias destinadas a economizar ou reciclar água e implantando ações de controle e prevenção ambiental, o que demonstra a necessidade de gestores ambientais.

O IFSC Campus Garopaba está localizado na rua Maria Aparecida Barbosa,153, bairro Campo D’uma, na divisa entre os municípios de Imbituba e Garopaba. Os interessados em cursar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental podem ler edital no sitewww.ingresso.ifsc.edu.br.


    Palavras-chave
  • ifsc
  • curso
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil