Nova fábrica de gelo do Terminal Pesqueiro de Laguna deve ser inaugurada ainda em agosto
Publicidade


Notícias


Pesquise


Nova fábrica de gelo do Terminal Pesqueiro de Laguna deve ser inaugurada ainda em agosto Economia

Nova fábrica de gelo do Terminal Pesqueiro de Laguna deve ser inaugurada ainda em agosto

por Redação 17-07-2018 há 1 mês 164

  • Tweet

Publicidade

Até o final de agosto, a fábrica de gelo no Terminal Pesqueiro Municipal de Laguna deve entrar em funcionamento.

As obras começaram no início do ano, após assinatura do contrato com a Companhia Docas do estado de São Paulo (Codesp), e a estimativa do administrador Evandro Almeida é de que, com a conclusão, o local passe a produzir 240 toneladas por dia de gelo.

“É um porto importante para a economia da região e do Estado, que é o maior produtor de pescados de Santa Catarina. Com a fábrica de gelo funcionando novamente, o porto volta a movimentar a economia, gerando emprego e renda para a nossa gente”, avalia.

Quando a nova fábrica de gelo voltar funcionar, a expectativa, segundo Evandro Almeida, é que gere em torno de 300 novos empregos, juntando-se aí às cooperativas e estivadores. “Sem dúvida, será um marco na história da movimentação do terminal, que deverá atrair também mais embarcações de todo o país”, afirma. “Antes, a produção estava concentrada em torno de 80 toneladas”, pontua o administrador.


Outro fator importante para a movimentação no terminal, que hoje tem 50 famílias ligadas diretamente ao local, será a possível volta do serviço de inspeção. Uma reunião na sexta-feira, entre armadores, Poder Público e administração do terminal, discutiu a volta dos serviços, com a intenção de melhorar o movimento.

De acordo com Evandro, existe, por parte principalmente dos armadores, o interesse na volta deste serviço, uma vez que a comercialização dos pescados se tornou mais difícil. “O serviço foi cortado anteriormente por conta dos altos custos, que acabavam sendo maiores que o lucro. Mas estamos negociando e fazendo uma série de estudos para viabilizar os serviços novamente, de forma que tanto a movimentação quanto a economia sejam incrementadas”, diz.

Evandro afirma que é preciso tentar buscar esta alternativa para reverter o prejuízo, já que hoje a comercialização precisa passar pela indústria e não apenas diretamente do armador para o mercado.

Foto: Elvis Palma

    Palavras-chave
  • Fábrica
  • gelo
  • Terminal
  • Laguna
  • inauguração
  • agosto
  • Codesp
  • contrato
  • empregos
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil