Publicidade


Notícias


Pesquise


SURFEMAIS: Me desculpem o balde de água gelada!!! 'Eu já me purifiquei' Artigos

SURFEMAIS: Me desculpem o balde de água gelada!!! 'Eu já me purifiquei'

# por Eduardo Rosa 28-06-2018 há 4 mêses 1355

  • Tweet

Publicidade

Me desculpem pelo balde de água gelada na cabeça de todos que lerão esta postagem, mas, o vídeo 'viralizado' nesta última semana, com a belíssima música feita pela colega e também preocupada, Mariana Corso, sobre Imbituba, não é simplesmente uma canção às belezas infinitamente naturais, de Imbituba, as quais muitos de nós já sabíamos há tempos.

O que não ficou intrínseco nas milhares de postagens feitas sobre o mesmo - que eu também compartilhei e me emocionei ao nível máximo - é que na verdade, não era simplesmente uma 'amostragem' da riqueza e beleza natural que aprendemos a respeitar e a cultivar em nossa cidade.

Mas, também, um grito de 'socorro' para que esta nossa paisagem defendida e peleada por muitos, não continue mudando ao sabor de quem 'imagina' estar no poder, e que considera isso, simplesmente, uma 'mina de ouro' num futuro ou presente próximo.

A bem da verdade, e sabendo que a produção de imagens nesse projeto são de Claudio Lima, nosso Morlima, tão preocupado com o destino de sua Ibiraquera, quanto nós, fico pensando se isso é apenas um 'momento mágico' na carreira dele, ou uma forma de demonstrar que a nossa Zimba é mais do que alguns costumam pensar de forma minimalística ou midiática. 

Grandes cidades pelo sul do país já estão sendo esvaziadas porque seus habitantes já não vêem mais futuro nelas. E muitos estão vindo pra cá atrás do que perderam por lá, qualidade de vida. Nada contra, mas, quem nasceu, cresceu ou 'viveu mesmo' essa cidade nas ultimas 4 ou 5 décadas, aprendeu a dar valor ao 'pouco' que se tem para desfrutar. E não são muitos. Dizer que ama e, ao menos, tentar protegê-la, são poucos. 

A esperança - ou o esforço – é este ‘grito’ para que alguns 'acordem' do sonho de ver a cidade crescer 'a qualquer custo' , sem se preocupar com o que realmente interessa, pois, depois que 'declamaram', fora dos nosso limites territoriais, que a região sul de SC – em especial Imbituba - é a 'bola da vez', não me resta outro pensamento, senão imaginar um futuro 'próspero' e incerto para nossa cidade.

Muitas cidades litorâneas já passaram por este ‘boom’ turístico – como chamam -, que trouxe riqueza – segundo alguns -, mas também poluição, descaso e outras incertezas. Será mesmo, que não há uma forma mais sustentável – e menos rápida e onerosa - de gerir este desenvolvimento sem trazer mais prejuízos ao nosso mais importante patrimônio?!! 

Este mesmo patrimônio que chama tanta a atenção de quem o vislumbra pela primeira vez – em meio a já desgastadas cidades que bem conhecemos – ou que nos faz ter o privilégio em viver aqui. É pedir muito de nossos representantes?!!! Os ‘ataques’ insensíveis ainda continuam. E poucos entenderam o recado. 

Deixo aqui meus agradecimentos especiais a todos os músicos que encamparam e idealizaram este projeto, traduzindo de forma lúcida, que Imbituba poderá crescer, mas que se respeite o 'bem comum' de todos, e não apenas o privilégio e o ‘bolso cheio’ de 'alguns'.

Imagino que, quem fez parte desta produção, queira também ainda ter alguma inspiração num futuro próximo para compor suas 'faixas musicais' - ou poesias -, que no presente ainda são de pura 'inspiração' pelo contexto da nossa Zimba.

Não será fácil manter tudo isso, mas precisamos nutrir nossas esperanças no que realmente interessa. "Aquela lua que eu falei!!! Tá apontando no horizonte!!!" Eu já bebi água da fonte, eu já me purifiquei!! #Evocê?!!!

    Palavras-chave
  • Eduardo Rosa
  • Surfemais
  • Imbituba
  • meio ambiente
  • socorro
  • preocupação
  • vídeo
  • purifiquei
  • água
  • fonte
  • aniversário
  • preservação
  • especulação
  • opinião
  • coluna
  • notícias
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil