Publicidade


Notícias


Pesquise


Na Itália, ultramaratonista de Imbituba chega entre os primeiros em uma das mais desafiadoras provas “trail” do mundo Esportes

Na Itália, ultramaratonista de Imbituba chega entre os primeiros em uma das mais desafiadoras provas “trail” do mundo

por Administrador 27-06-2018 há 4 mêses 2219

  • Tweet

Publicidade

“Uma experiência incrível, a mais intensa que e vivi como atleta”. Assim definiu a sua participação na Lavaredo Ultra Trail, o atleta Guilherme Gonçalves em uma as mais desafiadoras provas entre trilhas e montanhas do mundo, onde o competidor chega ao seu limite máximo e enfrenta, além do ar rarefeito e em região montanhosa, temperaturas de até 15 graus negativos. Isso para competidores acostumados ao circuito mundial e em solo europeu.

Bem preparado, mas acostumado a competições ao nível do mar, Guilherme só pensava em uma coisa: terminar a prova que aconteceu no último sábado e reuniu mais de 1.600 atletas das mais diversas nacionalidades.

“Esta é uma das provas mais técnicas do circuito trail europeu que exige o inimaginável de cada competidor; chegar em primeiro é coisa sobre-humana, chegar por si só, já é vencer e foi isso que pensei desde o início”, descreve o atleta representante de Imbituba, em entrevista exclusiva ao Portal Ahora.


O DESAFIO

A seletiva prova Lavaredo Ultra Trail é realizada nas montanhas Dolomites ao Norte da Itália, região dos Alpes e se desenvolve em altitude entre 1.500 a até 4.000 metros acima do nível do mar e alia altitude, clima seco, trechos com gelo e muitas pedras, provocando um desgaste extremo do atleta durante o percurso.

A prova foi realizada no último sábado, dia 23, e Guilherme manteve-se bem no primeiro trecho que segundo ele foi o mais técnico da prova por se tratar de longas subidas.

“Era incrível observar o desempenho dos europeus. Eles fazem as agudas subidas parecerem fáceis, mas não é nada disso. Mais de 300 atletas tiveram que abandonar a prova pelas mais diversas adversidades. Não é fácil abrir mão do sonho de completar umas das provas mais lindas do mundo por questões médicas ou climáticas desfavoráveis, e era só nisso que pensava, não desistir”.


SOLIDARIEDADE

Ele conta que foi uma das provas mais consistentes da sua curta, mas vencedora carreira como ultramaratonista.

“Eu estava disposto a aprender mais sobre mim nessa prova. Eu sabia que aquele dia poderia surpreender e ter um resultado até mesmo além das expectativas. Tive imprevistos que me fizeram perder alguns minutos. Em provas desse nível faz toda diferença, mas o desejo de vencer não pode se sobrepor à integridade física de nenhum atleta e estava correndo ao lado de atletas em estado de hipotermia, já que durante a temperatura era absurda, falava-se em 15 graus negativos, mas acho que era uns 100”, descreve. Ele e outros competidores durante o percurso prestaram socorro a atletas em piores condições.

“Eu estava empolgado com o visual e por um tempo meditei na frustração de um atleta que por motivos de saúde tem que abandonar a prova. Eu não queria passar por essa experiência, não nesse dia”, complementa.

“Continuei avançando e ganhando posições. Havia passado os trechos mais duros e restavam os 10 quilômetros finais, quando novamente, cruzei com um competidor italiano que teve uma séria torção no pé e eu e um atleta venezuelano paramos para socorrê-lo que se emocionou. As lágrimas dele me fizeram agradecer e consolar o italiano. No ponto seguinte solicitei ajuda para ir de encontro ao atleta lesionado. Avancei no trecho final muito forte, ganhando muitas posições; no km 40 estava em 94º quando por um breve descuido errei o caminho, perdendo 10 preciosos minutos e que me custaram muitas posições”.

O desvio de cerca de dois quilômetros custaram a Guilherme 11 posições.

O imbitubense que realizou seu sonho de competir na Europa e em uma competição do circuito mundial chegou em 105º lugar, completando a prova. Outros 300 atletas não tiveram a mesma sorte e abandonaram a competição.

“Nos quilômetros finais pensava que aquele descuido não me faria perder o prazer daquela incrível experiência. Progredi ainda mais forte e terminei a prova em 105, mas certamente chegaria entre os 100 primeiros o que é uma façanha para qualquer atleta, para mim então, um feito. Terminei com consistência; é certo que os mais de 15 minutos perdidos em atendimentos e no descuido renderiam em torno de umas 30 posições, mas não era o mais importante pra mim”, finaliza o campeão.


GUILHERME GONÇALVES PARTICIPA DE MAIS TRÊS PROVAS NA EUROPA ANTES DE VOLTAR AO BRASIL

Chegar em 105º ou entre os 80 primeiros não era o mais importante para mim. Estou feliz de estar aperfeiçoando minha técnica, adquirindo estabilidade podendo fazer meu jogo é estar sempre bem para os treinamentos e provas. Estar junto aos melhores com tanto aprendizado é demais. Faz a gente evoluir muito. A experiência aqui continua”, anuncia.

Guilherme ainda participa de mais três provas em circuitos diferentes. Dos Alpes italianos ele parte para as montanhas de Carpegna e encara os 21 km no calor do litoral, na praia de Rimini, no Mar Adriático, na 35ª Rimini-Verucchio, neste sábado, dia 30. O atleta participa ainda de uma corrida em San Marino, um dos menores países da Europa, e no dia 8 de julho da Trail Run Del Pratomagno (25 K), na região da Toscana, antes de seguir viagem para Portugal. Ele retorna ao Brasil em agosto. 

“Gostaria de deixar um recado e minha gratidão a todos que fazem parte desse sonho e torcem por mim e pelo crescimento do esporte em Imbituba. Agradeço à Proesporte, ao Porto e à Prefeitura de Imbituba, a todos meus apoiadores e amigos. Foram meses de sacrifício e ficar longe da minha família tem sido emocionalmente uma experiência difícil, mas coloco todo meu coração e tento superar essas adversidades aproveitando ao máximo e me dedicando muito aos treinos para poder colher os frutos desse sacrifício futuramente, levando comigo o nome dessa cidade maravilhosa”. 

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Guilherme Gonçalves
  • atleta
  • ultramaratona
  • trail
  • Itália
  • Lavaredo
  • prova
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil