Publicidade


Notícias


Pesquise


Conheça Mariana Corso, artista por trás da canção que homenageou Imbituba em clipe com talentos da terra que viralizou na internet Entretenimento

Conheça Mariana Corso, artista por trás da canção que homenageou Imbituba em clipe com talentos da terra que viralizou na internet

por Administrador 25-06-2018 há 4 mêses 18296

  • Tweet

Publicidade

Quando chegaram, em 2015, e fizeram da paradisíaca Praia da Ribanceira o seu quintal, a cantora, compositora e instrumentista gaúcha Mariana Corso e seu “companheiro de vida”, o músico Rodrigo Balsemão, com quem divide o coração e o palco na banda Libertà e na carreira solo, foram logo energizados e arrebatados por um novo amor: a cidade de Imbituba. 

Agora, o que a eclética e talentosa artista de raízes regueiras e voz marcante não contava é que três anos depois ela seria a responsável por compor a canção que, interpretada por ela e outros grandes artistas locais, iria prestar uma grande e inédita homenagem à cidade que a adotou, logo nos 60 anos da "Zimba". 

Artistas dos calibres de João Rosa (ex-Claytons), Igor do Canto Perfeito, Teto Fernandes, Kike Oliveira, Gui Dias, Zé Francisco, Lu Blue, Lucas Guimarães, Lucas Fernandes, Breno de Bona, Miguel da Kaya, Pedro Borba, Gui Heleodoro, Rodrigo Balsemão, Kelly Jeremias, Matheus Mello Pelegrino, Jeremias da Silva, Arthur Vinícius estrelam o clipe.  

“Fiz a música especialmente para Imbituba, lugar ancestral, de uma energia única, que me atraiu, adotou e que eu amo e respeito demais. Gosto de colocar sentimentos na música e, nessa canção, expressei todo meu amor pela cidade. Quando vi o clipe e ouvi a música finalizada, fiquei muito emocionada. Fiquei muito feliz com toda essa repercussão, e muito honrada em ter todas essas vozes cantando uma canção que fiz. A letra e a melodia são minhas, mas o trabalho todo em si é fruto de muito empenho de todos os envolvidos”, conta Mariana. 

Para sua surpresa, o videoclipe de “Maravilha de Lugar”, em apenas quatro dias, já ultrapassou a marca de 70 mil visualizações na internet, somente nas páginas de Facebook da Prefeitura de Imbituba e na do Portal AHora. A obra audiovisual produzida pelo Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Município, José Rios (o Gaúcho) e Hury Siduro, cuja música fora gravada e produzida por Chapolim, com imagens e edição de Cláudio Lima (MorLima) e encomendada pela Prefeitura de Imbituba, já é um verdadeiro sucesso de crítica e já atravessou o mundo, acendendo ainda mais holofotes acerca da cidade e sobre Mariana e sua trupe.

Confira o clipe de Maravilha de Lugar:

“Imaginei que chamaria atenção por todo o conteúdo do clipe, mas não como está sendo, em tão poucos dias. Foram muitos dias de trabalho e muita dedicação da equipe. O José Rios correu muito para que tudo desse certo. O Cláudio Lima que tem uma ótica interessante da cidade está de parabéns. E o produtor Chapolin, que também organizou e orientou os músicos na gravação, eles trabalharam pra caramba!  Então foi um trabalho lindo que nos trouxe muitas coisas boas”, lembra. 

A jovem, mas tarimbada cantora ressaltou sua gratidão aos artistas, colegas de "bailes da vida" que se disponibilizaram e abraçaram a ideia. “Os músicos que aparecem no clipe são da cidade, de vários estilos e idades, grandes cantoras e cantores de várias partes de Imbituba, cada um na sua essência e bagagem. Eles enriqueceram o vídeo e a música. Estou muito feliz, pois tenho muito respeito e admiração por todos”, reconhece, humilde.


Levando a arte às ruas, para as pessoas

Aos 29 anos, 13 deles dedicados à música, Mariana,  ao lado de Rodrigo, possui carreira de sucesso no Rio Grande do Sul e é garantia de casa cheia onde passa, nos bares, restaurantes e casas noturnas de Imbituba, Garopaba e região. E, seguindo as máximas que o artista deve ir onde o povo está e que a música é de e para todos, a musicista também brinda o público com sua arte, quase que diariamente, no Calçadão da Nereu Ramos ou ao lado do Althoff (vídeo abaixo), ambos no centro de Imbituba. 

“Procuramos passar uma mensagem positiva, consciente e alegre aos que transitam na via pública, conquistando as pessoas com nosso talento, carisma e bom humor, através da música”, conta.

Preocupação com o meio ambiente de Imbituba


Mariana Corso em meio à exuberante natureza de Imbituba
Mariana Corso em praia de Imbituba

Entretanto, apesar de feliz pelo resultado do clipe, a artista não esconde a preocupação com a preservação da natureza no território imbitubense, cada vez mais ameaçada pela falta de educação de muitos moradores e turistas, pela especulação imobiliária predadora e por outras formas de ganância e ignorância.

“Minha inspiração é a natureza que eu vejo muitas vezes ela sendo destruída, e não preservada. Precisamos dar atenção ao lugar onde moramos, cuidar e não se irritar com quem não cuida, com quem joga lixo na natureza, mas sim educá-los e nos reeducarmos também, ter consciência. A música é divertida, fala de várias coisas maravilhosas mas chama a atenção para questões importantes como a preservação dos butiazeiros. Temos que dar valor ao que temos aqui, preservar esse paraíso”, ensina Mariana.

"Estamos muito felizes, eu e meu companheiro Rodrigo Balsemão, que faz parte disso tudo junto comigo, me dá forças para continuar nesse caminho da arte e da música, que não é fácil mas é gratificante viver do que se gosta", confidencia. 

Pouca idade, mas muita história 

Com apenas 16 anos, Mariana entrou na banda Clube do Improviso, em São Leopoldo (RS) como backing vocal e depois assumiu também o contrabaixo na banda, fazendo vários shows pela região metropolitana de Porto Alegre. Aos 21 anos iniciou um novo projeto, a banda de reggae Libertà junto com seu companheiro e baixista Rodrigo Balsemão, fazendo diversos shows pelo RS e SC e fomentando a cultura reggae na região do Vale dos Sinos, destacando a participação artística da banda nos eventos do movimento estudantil da cidade e campanhas do agasalho, apresentações em teatros municipais e programas de TV como o Radar TVE e Conexão TV Ulbra. 

Mariana e seu "companheiro de vida, o baixista, percussionista e cantor Rodrigo Balsemão
Mariana e seu "companheiro de vida, o baixista, percussionista e cantor Rodrigo Balsemão

Em 2015 a banda lançou seu primeiro EP entitulado 'Na Luta' contendo 5 composições da artista, gravado ao vivo no programa Radar TVE (TV Cultura) em Porto Alegre. Em 2014, a cantora mudou-se para Santa Catarina com seu companheiro. 

Paralelamente às atividades da banda, Mariana desenvolveu um trabalho solo, no qual leva ao público sons selecionados da música brasileira, groove, sons latino-americanos e internacionais, pop rock, rock, reggae e outras composições próprias. Fazendo shows pelo litoral sul de SC e região, seu novo projeto segue firme e tem dois formatos: acústico ou banda. Ela vem se apresentando em lugares como Fazenda Verde by Neco, Restaurante Coral, Beleza Pura, Quintal Butiá, Lola Restobar, O Botequim, Bar do Zado, A Pomba da Baleia, Na Lata, entre outras casas, além de festas particulares, casamentos, aniversários, eventos municipais, entre outros. 

Desde 2015 a artista e seu companheiro fomentam a cultura da música de rua na cidade, fazendo intervenções artísticas regularmente no calçadão de Imbituba. No mesmo ano, cantou no evento Domingo no Parque onde dividiu o palco do Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre com os grandes mestres do Reggae Gaúcho como Marietti Fialho e Geda (Motivos Óbvios) Paulo Dionísio e Jorge Cidade (Produto Nacional) Rafa Machado e Luquinhas (Chimarruts), entre outros grandes nomes. 

Ainda em 2015, a cantora participou da gravação do DVD 'Gurias Cantam - Histórias do Rock Gaúcho' a convite do lendário músico Egisto Dal Santo Júnior baixista, guitarrista e compositor de inúmeros clássicos do rock gaúcho, dividindo o palco com vários artistas consagrados da música gaúcha no Bar Ocidente, em Porto Alegre.   

Em 2018 a artista e Rodrigo Balsemão vêm fomentando a arte e a cultura na Praia da Ribanceira. onde vivem há quase quatro anos, realizando o evento chamado Sarau da Riba que já vai para a 4ª edição, um evento aberto à comunidade com entrada franca, evento caseiro para todas as idades, com arte e música local e envolvimento de vários artistas e moradores, que vem sendo elogiado como opção cultural diferenciada em Imbituba. 

Atualmente, a artista segue fazendo shows em SC e no RS com a Libertà e também com seu projeto solo. Contato para shows 048 99104 4501.

    Palavras-chave
  • Mariana Corso
  • Maravilha de Lugar
  • Libertà
  • banda
  • Rodrigo Balsemão
  • aniversário
  • Imbituba
  • música
  • 60 anos
  • clipe
  • João Rosa
  • Igor do Canto Perfeito
  • Teto Fernandes
  • Kike Oliveira
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil