Publicidade


Notícias


Pesquise


No Dia Internacional do Yoga, integração, saúde e consciência para uma humanidade tão carente destes atributos Artigos

No Dia Internacional do Yoga, integração, saúde e consciência para uma humanidade tão carente destes atributos

# por Karin Véras 21-06-2018 há 4 mêses 1087

  • Tweet

Publicidade

Nesta coluna, que inauguramos intencionalmente na mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Yoga, abrimos um espaço para falarmos deste campo vasto de conhecimento ligado a diversas práticas que objetivam trazer integração, saúde e consciência para as pessoas e as populações, num momento tão carente desses atributos na história da humanidade. 

Com esse intuito trataremos de conectar o yoga com os campos da saúde, educação, arte, sociedade e espiritualidade - dando-lhe visibilidade e atualidade para que possa ser acessado e praticado por diversos segmentos: yoga para crianças, yoga para gestantes, yoga para melhor idade, yoga nas empresas, yoga nas escolas, yoga na natureza, dentre outros; ou seja, yoga para todos e em todos os lugares.  Pois o yoga é uma tradição milenar, transmitida de geração em geração, e só cumpre seu objetivo quando conectado à vida, como bem preconizava o poeta, político e yogue hindu Sri Aurobindo em sua obra A Síntese dos Yogas: "A Vida toda é Yoga"!

Dentro da tradição do yoga surgiram vários caminhos para serem trilhados, com técnicas e métodos diferenciados, porém complementares, para o desenvolvimento de um ser humano pleno e de uma sociedade harmoniosa. Cada aluno ingressa no sistema de yoga que apresenta maior ressonância com sua natureza e consciência, e a partir dali vai percebendo que a razão última das escolas de yoga é despertar a divindade imanente em cada Ser que habita esta Terra. Sendo os sistemas fundamentais dessa tradição, segundo Sri Aurobindo, denominados hatha yoga, raja yoga, jnana yoga, bhakti yoga e karma yoga - dos quais se bifurcaram os demais.

Prática de Yoga para crianças

Porém, mais importante do que conhecer "a priori" os nomes, métodos e  objetivos de cada caminho específico, é ter a oportunidade de  experienciá-los e aplicá-los em nossa vida e comunidade. Por isso, abrimos essa coluna convidando os leitores a se engajarem nas diversas práticas que estarão sendo oferecidas no dia de hoje e ao longo da semana dentro da Programação do Dia Internacional do Yoga - uma data que surgiu da proposta encaminhada à ONU pelo primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, em 2014 e que foi aprovada por unanimidade com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os benefícios da prática do yoga para uma sociedade mais saudável e sustentável.

Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lidera multidão no Dia Internacional da Yoga
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lidera multidão no Dia Internacional da Yoga



A partir dessa experiência do leitor e da minha, voltaremos a nos encontrar por aqui para abordarmos o yoga em suas mais amplas manifestações em nossas vidas. São bem-vindos comentários, sugestões de temas a serem abordados e compartilhamentos.

Sou Karin Maria Véras, jornalista, antropóloga e natya-yogin (dançarina-yogui), pratico e ensino Yoga Integral, Yoga para Crianças e Dança Espontânea em Florianópolis, e tenho especial interesse na interface Yoga/Arte/Educação/Meditação. Convido-os a embarcarem comigo nessa jornada de autoestudo, abertura de consciência e ação (atuação), baseados nos princípios do yoga.

Namastê!


A colunista

Karin pratica e ensina Yoga Integral e para  Crianças e Dança Espontânea
Karin pratica e ensina Yoga Integral e Yoga para
Crianças, além da Dança Espontânea

Karin Maria Véras iniciou no Yoga com 12 anos, praticou dança e artes marciais, tendo se formado em jornalismo onde desenvolveu pesquisa sobre a arte de contar histórias para crianças. No seu mestrado em antropologia pesquisou sobre dança e corporalidade indígena. Unificou seus estudos e práticas através do Yoga, sobretudo após conhecer o Yoga Integral pela professora Monserrat em Curitiba, com quem convive e pratica há mais de 15 anos. 

Em 2000 fez o curso “Yogakids” nos Estados Unidos e desde então vem desenvolvendo pesquisa e prática sobre movimentação lúdica, yoga e dança na educação. Em 2001 e 2002 participou do Curso de Formação da Associação de Yoga do Paraná e em 2005 fez o Curso de Formação em Yoga Integrativa. De lá para cá, vem participando de diversos seminários, congressos e cursos com temas afins como aluna e ministrante. 

Em 2017 concluiu seu doutorado sobre Dança Espontânea. Atualmente ministra aulas de yoga integral, yoga para crianças e movimentação lúdica e espontânea.


Contato: karinveras@hotmail.com

    Palavras-chave
  • yoga
  • consciência
  • práticas
  • integração
  • saúde
  • educação
  • arte
  • Karin Véras
  • Dia
  • Narendra Modi
  • Sri Aurobindo
  • natya-yogin
  • integral. crianças
  • dança
  • espontânea
  • meditação
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil