Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba lidera índice de geração de empregos em maio é  o grande destaque entre os 18 municípios da região, aponta Ministério do Trabalho Economia

Imbituba lidera índice de geração de empregos em maio é o grande destaque entre os 18 municípios da região, aponta Ministério do Trabalho

por Administrador 21-06-2018 há 4 mêses 927

  • Tweet

Publicidade

Apesar do mês de maio terminar com números negativos no saldo de empregos formais na região, o município de Imbituba aparece como a cidade com maior índice na Geração de Empregos, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho. Isso em um período já de baixa temporada onde os empregos temporários não influenciam nos índices.  

O bom desempenho de Imbituba foi registrado pelo segundo mês consecutivo, depois dos resultados negativos em fevereiro e março, período de rescisões de empregos por conta do final de temporada e que influenciaram negativamente o índice do Ministério do Trabalho que aponta a diferença entre as admissões e demissões no período.

Entre os municípios da Amurel, 13 apresentaram índices negativos. Ainda assim, a região registra números positivos se considerar o acumulado do ano, com 50,58% de admissões e 49,42% de desligamentos.

Tubarão foi o município que registrou o maior índice de desligamentos em maio. O saldo total ficou em 419 demissões. A indústria foi quem mais demitiu, com saldo negativo de 197. Serviços, construção civil e comércio também registraram saldo negativo, ou seja, mais desligamentos do que admissões. Porém, no acumulado do ano, a Cidade Azul registra números positivos, com saldo de 325 admissões a mais que demissões.

Laguna e Capivari de Baixo ficaram em segundo e terceiro lugares em saldo negativo, porém, a Cidade Juliana também registra saldo positivo no acumulado do ano. Na contramão dos números negativos em maio, Imbituba, Jaguaruna e Braço do Norte foram as três cidades da região que registraram os melhores saldos na geração de empregos.


DESEMPENHO NO ANO

O mês de janeiro, de alta temporada, foi o mais generoso com a cidade de Imbituba em termos de números, ficando atrás apenas da maior cidade Amurel: Tubarão, reflexo do período turístico que fomenta a geração de empregos e que impactou também na cidade vizinha de Garopaba (que não faz parte da Associação dos Municípios da Região de Laguna). Tubarão (729), Garopaba (137) e Imbituba (131) foram os destaques do CAGED entre os municípios da região.

Em fevereiro, com o incremento das demissões nos empregos temporários, Tubarão continuou sendo o município com melhor índice de trabalhadores empregados com carteira assinada. Foram 1.583 admissões contra 1.336 demissões, gerando um salto positivo de 247 novos empregos. Já Imbituba e Laguna, apresentaram índices negativos.

Em março, Imbituba e Laguna continuam com desempenho negativo e Tubarão mantém-se estável no saldo de admissões e demissões, com índice positivo de 241 empregos.

Neste mês, entretanto, Imbituba já apresenta recuperação chegando próximo de zerar o saldo que continuou negativo, mas que foi revertido em abril e continuou positivo na recente divulgação do CAGED referente ao mês de maio, sendo o município com melhor desempenho entre todos os 18 municípios da Amurel.

SANTA CATARINA COM SALDO POSITIVO NO ANO

Santa Catarina amargou 4.484 demissões em maio, conforme dados do Caged. No total, foram 75,6 mil admissões contra 80,1 mil desligamentos no período. Apesar do saldo negativo no último mês, a geração de empregos em Santa Catarina no acumulado do ano ainda é positiva, com 37,5 mil postos de trabalho.

    Palavras-chave
  • Emprego
  • Ministério
  • Trabalho
  • Caged
  • Imbituba
  • índice
  • empregos
  • demissões
  • admissões
  • saldo
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil