Publicidade


Notícias


Pesquise


Alunos da rede pública de Imbituba criam mascote para projeto ambiental Educação

Alunos da rede pública de Imbituba criam mascote para projeto ambiental

por Redação 19-06-2018 há 1 mês 341

  • Tweet

Publicidade

Falar sobre educação ambiental com crianças tem sido indispensável nas escolas. Isso se deve ao fato de as crianças serem disseminadoras de tudo que aprendem, levando para dentro de casa as ações desenvolvidas no ambiente escolar; quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação e, com o apoio da iniciativa privada, as ações ganham ainda mais força.

Disseminar a importância e os cuidados com o meio ambiente para alunos da rede pública de ensino foi a tarefa assumida pela SulGesso, empresa de Imbituba que atua na área agrícola, com o beneficiamento e comercialização de sulfato de cálcio, também conhecido como gesso agrícola. A empresa também tem como foco colaborar com a educação ambiental no município e despertar a consciência sobre as questões relacionadas ao meio ambiente, tais como a preservação de plantas nativas como o imbé e o butiá.

Para isso, a empresa de Imbituba desenvolveu o Projeto Imbé - planta que originou o nome Imbituba – para oferecer aos professores e alunos mais uma ferramenta pedagógica para ensinar a importância da conscientização ambiental. O projeto aborda temas como a separação de lixo e a compostagem doméstica, uma opção para quem quer dar um melhor fim para o lixo orgânico.

A primeira etapa do projeto foi concluída nesta semana, junto à Escola de Educação Básica Eng. Álvaro Catão, no bairro Vila Nova Alvorada. A proposta era que os alunos das turmas de 4° e 5° anos fizessem um desenho de um mascote para representar o projeto, que se tornaria o porta-voz da educação ambiental e da preservação junto às crianças da região.

A auxiliar de direção da Escola, Fabiana de Jesus, destacou a alegria das crianças e a importância dessa ação dentro da escola. “Ficamos felizes pelo projeto ter iniciado em nossa escola e os alunos adoraram participar. Essa parceria escola - empresa é fundamental para levar educação ambiental para as crianças”, comenta Fabiana.

Durante a Semana do Meio Ambiente foram premiados cinco alunos, sendo a aluna Evellyn Duarte do 5º ano, com o 5º lugar; em 4º lugar Hágata Lopes, do 4º ano; em 3º o aluno Samuel Teixeira, do 5ºano 2; com o 2º lugar Gustavo Fidelis, aluno do 4º ano 1 e, com o 1º lugar, Davi Soares Silveira, do 5º ano 2. O primeiro colocado, que teve seu desenho escolhido para ser o mascote do projeto, foi premiado com um tablet e os demais premiados com kits de jogos e livros. Todas as crianças, no entanto, foram ganhadoras do prêmio principal: mudas de frutíferas para levarem para casa e plantar com a família.

“Percebemos que as crianças estavam muito entusiasmadas com o projeto e, enquanto empresa, cumprimos mais com este objetivo, de fortalecer nosso compromisso com a comunidade e fomentar educação ambiental nas escolas, falando das plantas nativas, para que as crianças conheçam e valorizem estes recursos”, destaca Isabela Ferreira, gestora de marketing da SulGesso.

Agora a empresa quer dar continuidade ao projeto já com o mascote Imbezito. “Pretendemos criar cartilhas educativas para a rede pública de ensino e quem sabe até desenvolver outros materiais e atingir outras crianças, para incentivar as boas práticas ambientais”, finaliza Isabela.

    Palavras-chave
  • Projeto
  • ambiental
  • Sulgesso
  • Imbituba
  • escolas
  • rede pública
  • ensino
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil