Publicidade


Notícias


Pesquise


Atleta de Imbituba, Guilherme Gonçalves embarca para Itália onde disputa a mais desafiadora competição Ultra Trail do planeta Esportes

Atleta de Imbituba, Guilherme Gonçalves embarca para Itália onde disputa a mais desafiadora competição Ultra Trail do planeta

por Redação 15-06-2018 há 1 mês 1821

  • Tweet

Publicidade

Uma história de superação que vai muito além da vontade de competir. Um início tardio para a prática esportiva em competições de alto rendimento e a vitória sobre o sofrimento do uso de drogas na juventude. Um encontro do esporte com a natureza que muda o rumo de uma vida. Um atleta, de Imbituba. 

Este é o perfil do imbitubense Guilherme Gonçalves que embarca neste sábado, dia 16, para a Europa, mais precisamente para a Itália onde disputa no próximo dia 23 a primeira prova internacional do circuito Ultra Trail, que exige dos seus competidores o desafio dos limites entre o corpo e a alma. 

Foi essa entrega que fez em um curto espaço de tempo Guilherme registrar seu nome na história do atletismo brasileiro. Entre trilhas, praias e montanhas, ele tem colecionado títulos, um deles extraordinário, o de ser um dos três brasileiros na primeira prova de 100 milhas do Brasil. Cento e sessenta quilômetros percorridos em dois dias no INDOMIT Costa Esmeralda Ultra-Trail, realizada em outubro do ano passado nas cidades catarinenses de Bombas e Bombinhas. Um terceiro lugar histórico. 

Guilherme Gonçalves atleta Imbituba


RUMO À ITÁLIA

Neste sábado (16), o ultramaratonista embarca para a Itália onde disputa a Lavaredo Ultra Trail, prova válida pelo World Tour. Como ele mesmo disse ao decidir participar da prova: “Será a concretização, não somente de um sonho pessoal, como também representa a esperança de milhares de brasileiros que com fé e força de vontade podem dar a volta por cima, sobre qualquer dificuldade, e ser motivo de inspiração para as outras pessoas que vivem sem esperança em nosso meio”, afirma Gonçalves.

O campeão se refere ao passado, superado há quase uma década, perdido no mundo das drogas e de ser ele um exemplo de superação. Hoje religioso, o atleta dedica parte de seu tempo dando testemunho de sua experiência neste terrível mundo da dependência química a jovens dependentes. 

“Há sim, saída, tem sim como mudar a nossa vida e a nossa sua história”, frisa ele, relatando como conseguiu transformar um passado sem esperança em um presente de vitórias e superações diárias. 
E o presente se materializa amanhã, para o recém-filiado à Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), e que aposta em um futuro ainda mais promissor. 

Em entrevista concedida ao Portal AHora nesta sexta-feira (15), véspera do embarque, ele diz que ser considerado como referência no esporte local é motivo de grande orgulho, ainda mais representando a sua cidade natal, Imbituba, e “o Brasil” na competição.

“Minha trajetória no esporte e na ultramaratona é bem recente, mas muito positiva. Estar entre os melhores do Estado, nas provas de média e longas distâncias, atraiu meu foco e hoje exploro esse potencial”, disse orgulhoso o atleta. 
Sobre a prova na Itália, a Lavaredo Ultra Trail, Guilherme informa que estará entre dois mil dos melhores competidores do mundo, mas está confiante com um bom desempenho, tendo em vista os recentes pódios conquistados em provas no Brasil, mas revela uma preocupação, a altitude extrema em um percurso que destaca, em tom de brincadeira, como “insano”. 

“Essa é uma das principais provas do mundo e acontece em uma região alpina do Norte da Itália. São 48 quilômetros dos mais insanos do planeta e logo entre os melhores do circuito mundial. Um bom resultado me coloca no ranking da Itra (International Trail Running Association) e será um diferencial imenso em meu curriculum”, informa, dizendo que fazer parte da prova já é um imenso privilégio, ainda que esteja preparado para mais uma vez “surpreender”. 


“Considero-me pronto para estrear lá. Obtive excelentes resultados no primeiro semestre e a última vitória no Amazing Runs me deu um gás a mais. Sei agora que o que vai determinar meu desempenho é a adaptação a altitude. As montanhas íngremes italianas escondem seus segredos”, diz preocupado, mas confiante, o atleta imbitubense.


MENSAGEM DO CAMPEÃO ANTES DO EMBARQUE

“Não há limites quando se tem fé e esperança naquilo que você faz. Se for para fazer, faça com amor que o resultado será consequência. Os sonhos então não param por aí. Estar nas montanhas onde acontece uma prova do circuito world tour de ultramaratonas sempre foi um sonho e quando você encontra amigos que entram na loucura junto fica mais emocionante ainda. Não foi fácil obter os recursos pra viajar pra Europa, mas com carinho e ajuda da comunidade, apoiadores, patrocinadores e familiares estamos embarcando amanhã, dia 16 pra dar o máximo nos Alpes Italianos. Minha expectativa é adquirir experiência e continuar minha trajetória rumo ao meu objetivo maior: além de ser feliz, correr o mais alto possível e integrar o quadro de atletas da seleção brasileira em um futuro próximo. Que venha Itália!”, desafia o campeão da vida.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Guilherme Gonçalves
  • atleta
  • ultramaratonista
  • Itália
  • viaja
  • Lavaredo Ultra Trail
  • superação
  • ultramaratona
  • ultramaratonista
  • corredor
  • amazing runs
  • Ahora
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil