Paróquia N. Sra. da Conceição é homenageada pela Câmara de Vereadores de Imbituba
Publicidade


Notícias


Pesquise


Paróquia N. Sra. da Conceição é homenageada pela Câmara de Vereadores de Imbituba Geral

Paróquia N. Sra. da Conceição é homenageada pela Câmara de Vereadores de Imbituba

por Redação 21-11-2016 há 1 ano 227

  • Tweet

Publicidade

No último dia 15 de novembro, a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Imbituba, da Igreja Católica, comemorou o seu Jubileu de 60 anos. Visando homenageá-la, o vereador Renato Ladiada (PSD) apresentou ao plenário uma Moção de Congratulação concedendo ao pároco, Pedro Paulo das Neves, e ao vigário, Marcos Herdt, o Diploma da importante homenagem que, depois de aprovada por unanimidade pelos parlamentares, foi entregue na Sessão do Legislativo da última quarta-feira (16).

“O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica. A celebração jubilar se fundamenta na Bíblia. Ao longo desses 60 anos de existência, a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, esteve sempre muito atuante nas tarefas, perpetuando temas fundamentais, como pessoa humana, dignidade, direitos, a família, a promoção da paz, bem comum e sua promoção, solidariedade, evangelizando e pregando o amor de Deus, um amor incondicional e absoluto”, explicou o Padre Pedro, atual pároco.



Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Padre Pedro Paulo das Neves, agradeceu aos vereadores

“É muito importante que celebremos o jubileu da nossa Paróquia, não só pela sua relevância junto à comunidade católica, mas

por ela representar em sua atuação, a todos nós, levando-nos a mensagem do Evangelho, as palavras de amor de Deus, e nos fazendo perseverar na fé. Através da evangelização, ela nos acolhe, nos protege e nos sustenta nos momentos mais difíceis, trazendo a paz de Cristo e abençoando nossas famílias”, declarou Renato Ladiada, após a solenidade.

HISTÓRIA DA PARÓQUIA E DE SUA MATRIZ





A Matriz de Imbituba é a sede da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Sua história começa no longínquo quando um navio inglês, carregado de material para a estrada de ferro Dona Tereza Cristina, naufragou nas praias de Imbituba. Seu comandante, um irlandês muito católico, vendo-se salvo, doou ao povo uma belíssima imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Era vigário da paróquia de Mirim, o Pe. Pedro Gonçalves Teixeira Lopes, filho de Vila Nova.

Como não existia Igreja, a imagem ficou sob os cuidados de Capitão Caldeira. Posteriormente a imagem da Virgem Maria ficou sob a guarda do português, Joaquim Galindro até o ano de 1898, quando foi construída a primeira capela. No dia 26/06/1898 foi feito o “benzimento” da pedra fundamental do primeiro templo de Imbituba na atual Capelinha da Praia.

PEDRA FUNDAMENTAL

Henrique Lage inicia as obras do porto de Imbituba. A população de Imbituba já era grande. Havia necessidade de se erguer um templo maior. O então vigário de Mirim, Pe. Paulo Hobold, dá início ás obras da nova Igreja. No dia 14 de março de 1942 foi lançada a pedra fundamental. A construção deu-se de 1946 à 1954 quando foi inaugurada com recursos da comunidade paroquial e com a colaboração da Companhia Docas de Imbituba.

A Igreja de Imbituba é de uma beleza arquitetônica admirável. Seu estilo é um tardio colonial, clássico e perfeito. O altar-mor é um perfeito gótico. Esse altar foi doação da família Catão. Pertencia a uma igreja no Rio de Janeiro. Ia ser destruído, mas foi salvo. Ele é todo em mármore branco de Carrara. Encimava o altar a imagem da Imaculada Conceição, do capitão Irlandês, talhada em rococó, uma peça raríssima de inestimável valor estimativo e artístico. A mesma foi roubada da Igreja Matriz no ano de 1982, um verdadeiro sacrilégio.

Vereador Renato Figueiredo entregando a Moção de Congratulação ao Pároco Pe. Pedro Paulo das Neves

Vereador Renato Figueiredo entregando a Moção ao Pároco Pe. Pedro Paulo das Neves

O INÍCIO

Em 15 de novembro de 1956, foi instituída a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição tendo como o seu primeiro pároco o Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa, filho da capela de Laranjeiras, município de Laguna.

“Ao propor esta Moção, ressalto a grata satisfação de poder parabenizar, também, o Pároco Padre Pedro Paulo das Neves, o Padre Marcos Herdt, o Diácono Almir Martins e a todos os funcionários, colaboradores, enfim a todas as pessoas que de alguma forma colaboram com este projeto acolhedor e fraterno, comemorando o Jubileu dos 60 anos da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição”, finaliza o vereador Renato Ladiada.




    Palavras-chave
  • igreja
  • câmara
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil