Publicidade


Notícias


Pesquise


Atleta de Imbituba vence a principal prova do Circuito Amazing Runs e viaja motivado para primeira corrida internacional de sua carreira Esportes

Atleta de Imbituba vence a principal prova do Circuito Amazing Runs e viaja motivado para primeira corrida internacional de sua carreira

por Administrador 21-05-2018 há 4 mêses 979

  • Tweet

Publicidade

O atleta Guilherme Gonçalves venceu a principal prova da etapa de Garopaba do Circuito Amazing Runs 2018 que foi realizada neste final de semana.

O principal destaque da prova, o Ultra-Desafio da Baleia Franca (45k+10,5k), realizada em dois dias, foi vencida pelo atleta de Imbituba que já havia conquistado um vice-campeonato na modalidade, na etapa do AR Garopaba do ano passado.

Prova desafiante, com belas paisagens e interativa, a etapa de Garopaba é famosa pelas subidas íngremes, as paisagens do mar nos costões de pedra, a interação com a comunidade quilombola do lugar, as épicas Dunas do Siriú, a icônica Pedra Branca, a Trilha do Cavaleiro, o Morro do Crespim e o Morro do Freitas, já em Paulo Lopes.

NOS PRIMEIROS 42 QUILÔMETROS GUILHERME CHEGA NA FRENTE

A primeira parte do Ultra-Desafio foi realizado no sábado. Em entrevista ao Portal Ahora, o corredor revelou as dificuldades enfrentadas na etapa deste ano que apresentou novidades no percurso e foi extremamente seletiva.

“Estou muito bem preparado e venho focado desde o início do ano na preparação para a prova da Itália, no próximo mês. Este foi meu último teste antes da viagem e o desafio foi emocionante”, destaca. Guilherme disse que as trilhas estavam “pesadas” com subidas fortes e descidas íngremes o que exigiu muito dos competidores. “A altitude, a altimetria também influiu no desgaste, mas ainda assim cheguei em primeiro no sábado, seguido de um competidor local bem de perto”, completou.

APESAR DO PERCURSO MENOR, PROVA DE DOMINGO FOI MARCADA PELO DESGASTE

Os últimos 10,5 quilômetros da prova, depois dos 45 quilômetros do dia anterior, não foram menos desafiadores, conta o campeão de Imbituba. Correndo pensando nos tempos agregados dos dois dias, ele conseguiu concluir a prova chegando em terceiro lugar no domingo, posição que garantiu o lugar mais alto do pódio no Ultra-Desafio da Baleia Franca.

“Precisava ir bem nessa etapa do Amazing Run, pois é a minha última prova antes da viagem para a Itália e com certeza vencer essa etapa me deu ainda mais gás e confiança para enfrentar esse mês de preparação, metade aqui na região e a partir do dia 16 de junho, já na Europa com vistas à Lavaredo Ultra Trail”, comemora Guilherme após a conquista.

IMBITUBA NOS TRÊS PRIMEIROS LUGARES DO PÓDIO

Além da briga pessoal durante o trajeto de mais de 50 quilômetros (55,5k) para superar as subidas e descidas da AR Garopaba, Guilherme conta que enfrentou uma dura briga com dois competidores locais da praia do Rosa. O segundo colocado na prova, Vicente Vieira Machado, e o terceiro colocado, Felipe Garcez Costa e a chegada foi apertada. Guilherme completou a prova em 6h21m55s, seguido de Vicente, com o tempo de 6h27m39s, e de Felipe Garcez, que completou o percurso em 6h39m09s.

QUE VENHA A ITÁLIA

Um dos grandes sonhos do atleta Guilherme Gonçalves, e isto não é novidade para quem o conhece, está prestes a se concretizar. A participação da primeira prova internacional do atleta e que acontece na Itália no próximo mês de junho.

Em 2018, o ultramaratonista de Imbituba, treinou forte, primeiro para se recuperar de lesões após a mais impressionante prova de sua carreira e que o colocou na história do Ultra-trail mundial, ao chegar em terceiro na primeira prova de 100 milhas do Brasil (160k).  Depois para se adaptar ao modelo e percurso da prova italiana, de 48k, na modalidade em que está inscrito, e que se torna muito mais desafiadora já que compete com mais de 2.500 atletas (entre eles os melhores do mundo) e na altitude dos alpes italianos.

“A Lavaredo Ultra Trail é uma prova do circuito mundial (válida pelo World Tour) e é uma etapa das mais competitivas e apreciadas pelos competidores das provas que fazem parte do calendário, só isso já é de arrepiar. Imagina estar lá, em um novo continente, respirando ares dos Alpes e lado a lado com os melhores, tudo isso é um sonho que está se concretizando”, disse o atleta ainda descansando da conquista deste domingo.

Recém filiado à Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), Guilherme parte para esta prova, uma das mais requisitadas e difíceis da Europa em região montanhosa, na busca por resultados expressivos agora que ele está participando do ranking brasileiro na modalidade de corridas de montanhas e trilhas.

Dia 16 de junho ele embarca para a competição, que acontece no dia 23, e revela que irá treinar em locais que fazem parte do Circuito Mundial para se ambientar ao clima europeu e à altitude, já que a Lavaredo acontece a 1.500 metros do nível do mar, nos Alpes da região Norte da Itália.

“Agora é descansar um pouco e voltar à rotina de treinamentos até o dia do embarque”, finaliza o campeão que irá representar Imbituba na etapa italiana do World Tour.

 

    Palavras-chave
  • Garopaba
  • Amazing Runs
  • prova
  • trail
  • AR
  • trilhas
  • Guilherme Gonçalves
  • Imbituba
  • campeão
  • Desafio
  • Baleia Franca
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil