Laguna, Tubarão e Braço do Norte contabilizam casos de gripe A e B na região e postos ficam abertos neste sábado para o Dia D de vacinação
Publicidade


Notícias


Pesquise


Laguna, Tubarão e Braço do Norte contabilizam casos de gripe A e B na região e postos ficam abertos neste sábado para o Dia D de vacinação Saúde

Laguna, Tubarão e Braço do Norte contabilizam casos de gripe A e B na região e postos ficam abertos neste sábado para o Dia D de vacinação

por Administrador 11-05-2018 há 3 mêses 1257

  • Tweet

Publicidade

Subiu para 52 o número de pessoas que contraíram gripe A ou B em Santa Catarina em 2018. Entre os municípios da região com registros estão Tubarão (5 casos), Braço do Norte (2 casos) e Laguna (1 caso). Dos 52 casos, 36 pacientes tinham algum fator de risco, como doença crônica, gravidez, obesidade, mais de 60 anos ou menos de 2 anos. 

No Estado já foram registradas quatro mortes relacionadas à gripe. Duas foram por gripe A H1N1 e duas por gripe A H3N2. Foram dois casos na capital, um em São José, na Grande Florianópolis, e outro em Jaraguá do Sul, no Norte. Duas das vítimas tinham mais de 60 anos e outra era doente crônica. O outro paciente não tinha fator de risco. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) 


NESTE SÁBADO TEM O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

O diretor da Dive, Eduardo Macário, afirmou que a população deve se vacinar o quanto antes porque somente após 10 dias da aplicação a pessoa estará imunizada. Neste sábado (12) os postos de vacinação da rede pública de saúde de Santa Catarina estarão abertos das 8h às 17h para o “Dia D” da Campanha Nacional contra a influenza.

Iniciada no dia 23 de abril, a campanha segue até 1º de junho, em todo o país. A meta é imunizar 90% dos 1.844.225 catarinenses que fazem parte dos grupos prioritários, público-alvo da campanha. Até o momento,173 municípios catarinenses não conseguiram atingir 50% de cobertura.

De acordo com o balanço parcial da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, extraído do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) em Santa Catarina, até esta quinta-feira, 10, foram aplicadas 547.102 doses da vacina, o que corresponde a uma cobertura de 40,19% dos grupos prioritários.

Desse total, 130.496 doses da vacina foram aplicadas em pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas e diabéticas) e outras condições clínicas especiais (imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias), o que corresponde a 27,02% desse público-alvo.

IMBITUBA

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba, Joana Dias Melo, o atendimento prioritário aos idosos, às crianças e demais pessoas que fazem parte do público alvo da campanha neste dia D estarão sendo feitos nas 4 salas de vacinação do município, na Policlínica Central (Centro), Campo D’Aviação, Vila Nova Alvorada (Divinéia) e Nova Brasília e ainda nas Unidades Básicas de Saúde de Ibiraquera, Roça Grande, Paes Leme, Vila Alvorada (Aguada), Vila Nova, Guaiuba, Alto Arroio, Boa Vista e Araçatuba.

“Na campanha deste ano, mais uma vez Imbituba se destaca no número de imunizações, assim como no ano passado, quando nossa meta chegou perto dos 100% com quase 15 mil imunizações; até o dia de ontem, 10 de maio já foram vacinadas 5.633 pessoas, o que corresponde a 63% da meta estipulada,  com destaque para a vacinação dos idosos (3.835 imunizações) o que corresponde a 70,81% da meta”,  declarou ao Portal Ahora a coordenadora.

As quatro salas de vacinação e as nove UBS estarão atendendo das 8h às 17h.

GAROPABA

Neste dia D, em Garopaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estará imunizando em dois postos fixos funcionando, também das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia: Na Policlínica e Posto de Saúde de Campo D’Una.

Os municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Concórdia se destacaram com o índice de 55,07% do público-alvo vacinado, seguido da Regional de Araranguá, com 51,16% de cobertura e a Regional de São Miguel do Oeste, com 50,92%. Já as Regionais de Saúde de Lages e Florianópolis, respectivamente, com 32,97% e 27,93%, registram as menores coberturas até o momento.

Confira abaixo quem tem direito à vacina nos postos de saúde:

Portadores de doença crônica

Idosos

Crianças a partir dos seis meses e com menos de 5 anos

Gestantes

Mulheres que tenham tido filhos há pelo menos 45 dias

Professores

Indígenas

Trabalhadores da saúde

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos do sistema socioeducativo

Detentos

Funcionários do sistema prisional

PREVENÇÃO

Com prevenção à gripe, a Dive recomenda lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas.

O órgão também orienta que sejam mantidos limpos com álcool objetos e superfícies que tenham contato direto com mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos e que não sejam compartilhados objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

Também é necessário manter limpos com álcool objetos e superfícies que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

GRIPE E A B EM SANTA CATARINA

Florianópolis: 15 casos

Tubarão: 5 casos

Biguaçu, Itajaí, Joinville, Palhoça e São José: 3 casos cada

Blumenau, Braço do Norte, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas: 2 casos cada

Brusque, Canelinha, Itapema, Laguna, Lebon Régis, Rodeio e São Miguel do Oeste: 1 caso cada

    Palavras-chave
  • Laguna
  • Tubarão
  • Braço do Norte
  • Imbituba
  • Garopaba
  • Imaruí
  • Paulo Lopes
  • gripe
  • vacinação
  • casos
  • confirmados
  • Dia D
  • sábado
  • postos de saúde
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil