Moradores de Imbituba pedem solução para valo que concentra esgoto a céu aberto perto das casas, problema que já dura mais de 20 anos
Publicidade


Notícias


Pesquise


Moradores de Imbituba pedem solução para valo que concentra esgoto a céu aberto perto das casas, problema que já dura mais de 20 anos Saúde

Moradores de Imbituba pedem solução para valo que concentra esgoto a céu aberto perto das casas, problema que já dura mais de 20 anos

por Administrador 01-05-2018 há 3 mêses 1937

  • Tweet

Publicidade

Uma família de moradores de Vila Nova, em Imbituba procurou o Portal AHora para denunciar a falta de atenção do poder público municipal a um grande problema que já dura mais de duas décadas.

Eles se referem a um antigo valo aberto às margens da Avenida Renato Ramos da Silva, esquina com a Rua Expedicionário, que, sem drenagem adequada, acaba armazenando esgotos clandestinos que foram ligados à rede pluvial e que ficam parados na cavidade, a céu aberto.

A situação, cuja solução vem sendo cobrada dos vários governantes que passaram há mais de 20 anos, coloca em risco a saúde e a qualidade de vida de dezenas de pessoas, atraindo insetos e répteis e causando incômodo e mau cheiro que em alguns dias impede moradores de sequer abrirem as janelas de suas casas..

As redes ficam entupidas e o problema também tem aumentado à presença de mosquitos dentro das residências. O corretor financeiro Júlio Fernandes, o Julhinho, 39 anos, conta que em dias quentes, sem chuva e com muito sol, o mau cheiro fica quase insuportável. 

“É péssimo viver nessa situação. Tem dias que não podemos sequer abrir as janelas de casa porque o mau cheiro é muito forte. Já entramos em contato com a Prefeitura, mas até o momento nada foi resolvido. O secretário de infraestrutura diz que não pode fazer nada, o de saneamento também. Estou aguardando o chamado do prefeito para uma reunião já vai fazer um mês e nada”, reclama.


O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior (PT), afirmou ter ciência da situação, disse que problema está próximo de ser resolvido com a criação do Serviço Autônomo Municipal de Águas (Samae) e que nos próximos dias irá ao local junto ao engenheiro responsável para que encontrem a melhor solução.  

"O problema maior é de fiscalização. As ligações irregulares são um grande problema em todo o município. Com a formalização da Samae, que entrará em funcionamento em breve, melhoraremos a capacidade de fiscalizar, além de estarmos criando mecanismos para lacrar as ligações irregulares e multar quem as faz. 
No caso em questão, vou fazer uma visita com o engenheiro responsável, para vermos qual a melhor solução", promete Rosenvaldo.


O morador inclusive filmou a situação em um dia em que a máquina da prefeitura esteve no local para desentupir a boca de lobo e teme pela saúde de sua família e dos demais moradores. "Às vezes o mau cheiro é muito forte, insuportável porque fica tudo a céu aberto, principalmente quando chove. Além da catinga de fezes,  a água fica toda parada, atraindo mosquitos, podendo gerar focos de dengue, e outros bichos. Fizemos fotos e filmamos tudo e no vídeo percebe-se que fica  tudo entupido. As imagens são de 2016, mas o problema é o mesmo”, conta Fernandes. 

Segundo o morador, ele e sua família já cansaram de solicitar uma solução aos vários governantes, vereadores do bairro e secretários, o que o fez gravar um vídeo, registrar a situação em fotos e enviar o material ao AHora, na esperança apenas que a Prefeitura resolva o problema.

ASSISTA AO VÍDEO:

 

 

“Já solicitávamos a solução muitas vezes, inclusive protocolamos, bem antes de 1994, que foi quando nos mudamos para a casa que fica ao lado do valo, a menos de 20 metros dele e desde então se passaram varias gestões e nada feito, só promessas. Não há drenagem e muita gente coloca o esgoto na rede ficando tudo parado, não tendo como escoar. O poder público uma vez chegou a pedir para nós comprarmos os drenos, com um dos secretários de Obras chegando a dizer que não podia fazer nada porque o problema não era da época dele”, denuncia.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Vila Nova
  • Renato Ramos
  • valo
  • esgoto
  • drenagem
  • céu aberto
  • saúde
  • mosquitos
  • répteis
  • dengue
  • mau cheiro
  • catinga
  • fezes
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil