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Com professores, especialistas e moradores, Seduce realiza Conferência Municipal de Educação e Secretário lamenta mentiras em redes sociais Educação

Com professores, especialistas e moradores, Seduce realiza Conferência Municipal de Educação e Secretário lamenta mentiras em redes sociais

por Administrador 26-04-2018 há 1 mês 2756

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A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba realizou, nesta terça-feira (24), no auditório da Uniasselvi, no centro da cidade, a IIIª Conferência Municipal de Educação, onde diretores e coordenadores pedagógicos de cada escola do município e representantes da sociedade civil debateram temas fundamentais e encaminharam propostas na busca de uma Educação Pública de qualidade.

Com o tema ‘Gestão Democrática e Educação Integral: desafios e compromisso’, o evento integrou a proposta da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018 para sua etapa intermunicipal, que ocorreu nesta quarta-feira (25), em Tubarão, antecedendo a fase Estadual, que ocorrerá em Florianópolis, em julho; para, finalmente chegar à Federal, em novembro, em Brasília (DF).

A preparação para a conferência de Imbituba foi realizada por meio de encontros com os integrantes do Fórum Municipal de Educação, que criaram as comissões de preparação formadas por indicados das escolas do município e representantes da sociedade civil. No evento, o prefeito  Rosenvaldo Junior, foi representado pelo Vice-Prefeito, Luís Gonzaga de Carvalho. 

A palestra de abertura foi proferida pela presidente da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada Luciane Carminatti, que discutiu temática da educação integral e os desafios da educação brasileira e catarinense. Logo após, o secretário Municipal de Educação, Filipe Dias Antônio, fez uma análise do Plano Municipal de Educação, aprovado pela Lei 4.571 de 2014-2024. 

Dias apresentou alguns dos projetos da Secretaria, relacionando-os com as Metas e Estratégias do Plano como por exemplo o Programa de Apoio Pedagógico (PAP), cujo objetivo é apoiar pais e os professores de crianças com dificuldades de aprendizagem, bem como garantir o reforço escolar no contraturno a estes estudantes. 

Os delegados escolheram um dos três eixos para o debate, indicando o coordenador e relator e houve leitura e debate do documento referência que se encontra na página da CONAE 2018. A partir das 16h todos os delegados foram para a plenária final, onde puderam apreciar as deliberações para o município e as inclusões no texto referência. Só permaneceram para a Conferência Intermunicipal as aprovações dos textos apreciados na plenária final, por todos os delegados. 

Os delegados escolhidos para representar Imbituba em Tubarão, foram: Maria Aparecida Martins de Carvalho; Simone Pereira; Adriana Marques; Marcio Luiz de Andrade e Silva e Flávia Silva de Souza.   

Vale lembrar que as aprovações não implicam em alteração de qualquer lei municipal, mas empoderam a sociedade civil e os profissionais da Educação, que passam cada vez mais a ver suas funções como eminentemente políticas, aqui entendida no sentido mais amplo da origem da palavra grega, a “politéia”, vida em coletividade

Secretário de Educação minimiza polêmica criada por professor que, em rede social, deturpou uso e sentido da palavra “gênero”

Filipe Dias comentou sobre a polêmica causada por uma postagem de um professor que estava presente na Conferência, mas que, com viés religioso e ideológico, se referindo à palavra “gênero” contida em um dos itens debatidos e encaminhados no evento, afirmou em seu Facebook que a Secretaria de Educação estaria “tentando introduzir sorrateiramente” o que ele chama, de forma condenatória, de “ideologia de gênero” nas escolas municipais. 

A postagem foi inclusive repercutida por um vereador da cidade, em seu perfil no Facebook, levando a "sugestão" à centenas de pessoas, que passaram a, sem ao menos se darem o trabalho de checar, repetir a inverdade, difundindo a desinformação.

Na verdade, um dos temas trabalhados no importante encontro versava sobre a Democratização da Educação e a superação de desafios históricos da Educação como o enfrentamento das desigualdades regionais, etárias, de gênero, raça/cor e renda.

Segundo o gestor da pasta da Educação, que também é advogado, “nesse contexto, o desafio citado no documento está em combater as desigualdades sociais decorrentes do gênero, como por exemplo, quando um homem recebe um salário maior do que uma mulher só por causa do seu gênero masculino.”, esclarece o Secretário, desmentindo as afirmações.

“Uma pesquisa realizada mês passado mostrou que, no mercado brasileiro, as mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos e áreas, diz o levantamento. É uma pena que uma discussão tão importante para a sociedade seja reduzida a manifestações preconceituosas, e mais grave, usadas politicamente”, lamenta Dias.

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