Publicidade


Notícias


Pesquise


Restauração de Casa de Anita Garibaldi começa ainda este mês em Laguna Cultura

Restauração de Casa de Anita Garibaldi começa ainda este mês em Laguna

por Redação 20-04-2018 há 7 mêses 527

  • Tweet

Publicidade

Iniciam nos próximos dias as obras de restauração do Museu Casa de Anita, que está fechado desde outubro do ano passado.

O local será todo restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do governo federal, através do PAC Cidades Históricas (Programa de Aceleração do Crescimento).

De acordo com a arquiteta e urbanista do Iphan em Laguna, Vanessa Andrijic Petro, será feita a restauração completa do imóvel, tanto da edificação principal quanto do anexo. “As questões de acessibilidade também serão atendidas, tanto nos acessos como para os sanitários existentes, que serão adaptados. O mobiliário também será todo refeito. Além disso, será feito um quiosque nos fundos, cuja função prevista é a de ser uma cafeteria, com equipamentos de apoio para crianças”, explica.

A empresa vencedora da licitação para a realização da obra, Magapavi Construtora, de Laguna, tem o prazo de previsão da entrega de seis meses. O valor total da obra é de R$ 482.812,44.

OBRAS PALIATIVAS FORAM SUSPENSAS

Inicialmente, quando foi fechada no ano passado, a prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura, iria fazer algumas obras de reparação no Museu, mas com a aprovação do projeto de restauração pelo Iphan que contemplava a restauração de todo o local, a prefeitura decidiu cancelar a contratação dos serviços de reparos, economizando assim aproximadamente R$ 30 mil, dinheiro que seria para corrigir apenas falhas estruturais da cobertura da edificação, das imperfeições relacionadas ao revestimento das paredes e para fazer a retificação das esquadrias.

A Casa de Anita é uma edificação datada de 1711 onde Anita Garibaldi, já no ano de 1835, vestiu-se para o seu primeiro casamento com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.

ACERVO

O museu resgata a trajetória de Anita, seu romance com Giuseppe Garibaldi e apresenta, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul que participou da tomada de Laguna. 

    Palavras-chave
  • Museu
  • Anita
  • Casa
  • restauração
  • Iphan
  • PAC
  • obras
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil