Influenza: Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira
Publicidade


Notícias


Pesquise


Influenza: Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira Saúde

Influenza: Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira

por Redação 19-04-2018 há 3 mêses 639

  • Tweet

Publicidade

Começa nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais de 60 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários no Brasil. Desde a edição da campanha passada, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo.

O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para o próximo dia 12 de maio, um sábado. Além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas também crianças com a faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Durante a realização da campanha, que será encerrada no dia 1º de junho, a meta é vacinar pelo menos 90% do número de pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, a estimativa total é que serão vacinadas mais de 1,8 milhão de pessoas.

IMBITUBA

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba, Joana Dias Melo, o atendimento prioritário aos idosos, às crianças e demais pessoas que fazem parte do público alvo da campanha estarão sendo feitos nas 4 salas de vacinação do município, na Policlínica Central (Centro), Campo D’Aviação, Vila Nova Alvorada (Divinéia) e Nova Brasília.

A coordenadora informa também que durante o período de 23 de abril à 4 de maio, outras 8 Unidades Básicas de Saúde de Imbituba estarão vacinando (Ibiraquera, Roça Grande, Paes Leme, Vila Alvorada (Aguada), Mirim, Vila Nova, Guaiuba, Alto Arroio).

“Ano passado nossa meta chegou a quase 100% com quase 15mil imunizações, para a campanha deste ano a expectativa é de repetirmos o sucesso da campanha anterior”, declarou ao Portal Ahora a coordenadora.

GAROPABA

Em Garopaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizará a imunização na sala de vacinação da Policlínica e no Posto de Saúde do Campo D’Una.

No dia D, 12 de maio, serão dois postos fixos funcionando das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia: Policlínica e Posto de Saúde do Campo D’Una.

PREVENÇÃO

A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A vacina é segura, porém contraindicada para pessoas com alergia a ovo, e/ou que tenham apresentado reação a doses anteriores. Pessoas com febre não devem ser vacinadas.

A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente da procura por assistência médica e tratamento precoce.

    Palavras-chave
  • Gripe
  • vacinação
  • Imbituba
  • Garopaba
  • campanha
  • meta
  • Unidades
  • Saúde
  • UBS
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil