Publicidade


Notícias


Pesquise


Confira o documentário da FioCruz, que registrou projetos inovadores na Educação de Imbituba, destacando revolucionário Arte por toda Parte Saúde

Confira o documentário da FioCruz, que registrou projetos inovadores na Educação de Imbituba, destacando revolucionário Arte por toda Parte

por Administrador 10-04-2018 há 6 mêses 1282

  • Tweet

Publicidade

Ao tomar conhecimento de que em Imbituba, saúde, cultura e educação andam de mãos dadas, o programa Saúde na Estrada, do Canal Saúde da Fundação FioCruz, veio até a Capital Nacional da Baleia Franca onde conheceu de perto belas experiências do programa municipal Saúde na Escola, entre elas uma iniciativa revolucionária.

O programa conheceu o singular “Arte por toda parte”, que envolve arte e boa alimentação no currículo escolar, influenciando positivamente no âmbito social das crianças e de toda a comunidade. Idealizado e realizado pela professora Patrícia dos Reis de Souza, da Escola Padre Itamar Luiz da Costa, do bairro Guaiúba, o projeto engloba escola, unidade de saúde, pais, colaboradores, comunidade e alunos. 

A iniciativa inclusive já rendeu à escola uma menção honrosa da UNESCO por possuir um dos projetos mais inovadores do Brasil. Nela, práticas de música, teatro e pintura se integram a atividades terapêuticas e oficinas de nutrição, com a Mandala de Frutas e a produção do Suco Verde, maneiras divertidas de estimular a alimentação saudável através da arte, em busca de uma linguagem sensível para incentivar hábitos saudáveis.

"É emocionante demais ver a matéria do nosso Arte por toda Parte ,realizada pela Fiocruz-RJ, com o Saúde na Estrada. Este programa mostra experiências bem sucedidas em todo o país, que podem e devem ser seguidas. Nos sentimos felizes e em breve estaremos a todo vapor. São muitos os agradecimentos, mas aqui vai àqueles que incansavelmente estão comigo: os meus alunos", lembra Patrícia, que há cerca de um mês, recebeu uma Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores de Imbituba em reconhecimento ao seu trabalho na educação do município.

A Fundação FioCruz é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública. Foi fundada em 1900 pelo Dr. Oswaldo Cruz, um notável epidemiologista e é a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área da saúde pública.

a FioCruz é reconhecida pela sociedade brasileira e de outros países por sua capacidade de colocar a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação e a produção tecnológica de serviços e insumos estratégicos para a promoção da saúde da população, a redução das desigualdades e iniquidades sociais, a consolidação e o fortalecimento do SUS, a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde

Confira, na íntegra, o mini-documentário produzido pelo programa Saúde na Escola, da Fundação FioCruz:

Projeto Arte por toda parte Patrícia Reis de Souza
O projeto da professora Patrícia é realizado há dois anos estimulando crianças a uma vida saudável e ao gosto pela arte

O projeto realizado há dois anos com cerca de 350 alunos ainda promove talentos e resgates culturais. “Costumo dizer que este não é mais um projeto, mas uma ação que possibilita milagres silenciosos. Uma criança aprende melhor onde ela gosta de estar e é isso que buscamos. Dar oportunidade para que eles participem da construção do seu próprio ambiente escolar”, afirma a professora.

Na Educação do município, além serem feitas avaliações antropométricas e de acuidade visual com os alunos da Rede Municipal, foi criado o “Teatro do PSE” que aborda temas como obesidade, saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao Aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção de DST/Aids. Após a apresentação teatral as temáticas são debatidas dentro do currículo escolar com a participação de diversos profissionais do SUS. 

Na aula de Patrícia, alunos preparam a deliciosa e lúdica Mandala de Frutas
Na aula de Patrícia, alunos preparam a deliciosa e lúdica Mandala de Frutas

"O Projeto Saúde na Escola, assim como o Teatro do PSE, é fundamental para trabalhar uma gama enorme de questões. Desde a educação nutricional até a prevenção ao uso de drogas, essas questões são trabalhadas de maneiras criativas no nosso município graças a dedicação dos nossos servidores", reconhece, Filipe Dias, Secretário Municipal de Educação.


Professora Patrícia posa com pupilos no corredor da Escola, cujas paredes perderam os tons sombrios e ganharam cores com pinturas de alunos
Patrícia posa com pupilos no corredor da Escola, cujas paredes perderam os tons sombrios e ganharam cores com pinturas de alunos
Professora Patrícia ensina aluno, em sala de aula, a fazer o saudável Suco Verde
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Arte por toda Parte
  • Patrícia Reis de Souza
  • projeto
  • alunos
  • escola
  • Guaiúba
  • Itamar. educação
  • saúde
  • cultura
  • arte
  • mandala de frutas
  • suco verde
  • pintura
  • Filipe Dias
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil