Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Caminhada será realizada nesta manhã em em Imbituba
Publicidade


Notícias


Pesquise


Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Caminhada será realizada nesta manhã em em Imbituba Geral

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Caminhada será realizada nesta manhã em em Imbituba

por Administrador 02-04-2018 há 4 mêses 368

  • Tweet

Publicidade

Em todo o mundo, no dia 2 de abril celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas, no fim de 2007. A iniciativa chama atenção para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um conjunto de síndromes caracterizado por problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e também no comportamento social da criança.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo, estima-se que no Brasil esse número deva chegar a dois milhões. Em sua maioria, as causas ainda incertas, o TEA não possui cura, no entanto, os pacientes podem ser reabilitados e tratados para que se adéquem ao convívio social da melhor maneira.

Em Imbituba, uma caminhada marcará a data. A ação terá início às 9h, desta segunda-feira (2), em frente à prefeitura e a população é convidada a se vestir de azul e sair às ruas. Na Associação Amigos dos Autistas de Imbituba (Amai) estão cadastrados 32 autistas, no entanto são atendidos 18. Todo o mês de abril é dedicado à causa e é chamado de ‘abril azul’ - justificado pela maior incidência da síndrome em meninos. A cada cinco crianças com autismo, quatro crianças do sexo masculino.

Conforme a orientadora social de Capivari de Baixo, Fernanda Francioni, mãe de um garoto com autismo, há uma Lei de Proteção aos Autistas, a Lei 12.764/12, que, assim como qualquer outra, encontra dificuldade para se fazer valer na prática. Logo, a importância de os pais ou responsáveis correrem atrás e exigirem os seus direitos. “O autista precisa de acompanhamento contínuo. As intervenções são necessárias para uma melhor qualidade de vida. A família também precisa de apoio logo após o diagnóstico. Não é fácil. Daí a importância de um projeto”, explica.

Os sintomas do autismo geralmente permanecem com a pessoa durante toda a sua vida. A intervenção precoce pode fazer diferença no desenvolvimento da criança. A maneira como alguém age e se comporta atualmente pode ser muito diferente de como ele agirá e se comportará nos próximos anos.

Dia do Autismo no Brasil:

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” - TEA. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • autismo
  • caminhada
  • Amai
  • conscientização
  • amor
  • proteção
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil