Publicidade


Notícias


Pesquise


Movimento da Consciência Negra de Imbituba é homenageado pela Câmara de Vereadores Geral

Movimento da Consciência Negra de Imbituba é homenageado pela Câmara de Vereadores

por Administrador 20-03-2018 há 3 mêses 408

  • Tweet

Publicidade

O Movimento da Consciência Negra de Imbituba recebeu uma bela e merecida homenagem do Poder Legislativo do Município na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. 

O reconhecimento à importância do movimento que luta por igualdade racial, contra o racismo e pela preservação da cultura deu através da Moção de Congratulação recebida pela integrante Célia David das mãos do presidente da Casa, o vereador Luiz Cláudio Carvalho, o Cláudio do Raio X (MDB), propositor da Moção. 

"A moção muito nos honra e nos dá esperança de continuar na luta por igualdade racial em nosso município. É uma forma de romper com as amarras do preconceito em relação a nossa etnia.
É muito triste sermos descriminados pela cor de nossa pele. Essa condição não dá para mudar e por isso nossos antepassados derramaram sangue por liberdade e igualdade. Esse legado é nossa bandeira e vamos  lutar sempre para que as pessoas cada vez mais se conscientizem. Todos temos os mesmos direitos", lembra Célia.

Idealizador da homenagem, Cláudio do Raio X exaltou as ações do Movimento. O trabalho na luta pela igualdade de oportunidades e pela preservação da cultura afrodescendente no município, desde o surgimento o Movimento, vem sendo fantástico! Acredito que essa homenagem é mais do que merecida”, salienta Cláudio do Raio X.

O Movimento da Comunidade Negra de Imbituba nasceu nos anos 1960 com a construção do Clube Álvaro Catão, situado na Rua Manoel Florentino Machado. Naquela época, um grupo de operários negros da Companhia Docas de Imbituba, liderado por Romeu Pires, organizou uma sociedade recreativa, à época denominada Movimento da Comunidade Negra de Imbituba, com o objetivo de dar lazer aos afrodescendentes do município.

Em 1998, o movimento, através do vereador da raça negra Dilson Lopes de Jesus, o Pita, aprovou na Câmara de Vereadores a Lei nº 1.740/98, a qual inclui nas disciplinas de estudos sociais, história e geografia, das escolas públicas municipais, o conteúdo Afro Brasileiro. Um marco no Estado.

Já objetivando contribuir com a implantação dessa lei, o movimento, em 2002, realizou o Primeiro Encontro Municipal sobre Políticas Afirmativas na Área da Educação, nas dependências do CAIC, no Bairro Vila Nova Alvorada (Divinéia). 
Nesse mesmo ano, o grupo, através da associação Municipal do Movimento Negro de Imbituba, tornou-se uma entidade juridicamente constituída e de utilidade pública.

O Movimento da Comunidade Negra de Imbituba, a exemplo de diversos movimentos negros espalhados pelo Brasil, surgiu devido à necessidade de lutar contra o preconceito racial e para resgatar a memória de um povo que lutou por sua liberdade. Além disso, o movimento também luta para que os governos implementem ações afirmativas, ou seja, políticas públicas com vistas a promover a igualdade de oportunidades.

Temos capacidade e precisamos lutar por isso, para que se abra caminhos para as futuras gerações assim como fizeram nossos antepassados. Por isso luto. Sei que já se avançou muito, mas muito ainda precisamos avançar, pois são 500 anos de atraso e aos poucos as políticas públicas de reparação são recentes e levará anos para se colher o resultados. Queremos que Imbituba possa acompanhar as políticas de ações afirmativas, emanadas do governo Federal e oportunize o povo Afro-descendentes (negros) a ter Ensino Superior, trabalho digno, atendimento adequado de saúde, cotas nos serviços públicos e que, na Educação Pública e particular do Município haja formação na temática racial a todos os professores. Só assim podemos avançar em atendimento a nossa população Negra do município.
Há muito o que fazer e sozinha não conseguiremos,precisamos Unir Forças", finaliza Célia David.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Movimento da Consciência Negra
  • Moção de Congratulação
  • Cláudio do Raio X
  • Luiz Cláudio de Carvalho
  • entrega
  • Câmara
  • vereadores
  • Legislativo
  • homenagem
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil