Confira a programação da Festa do Senhor Bom Jesus dos passos, que deve atrair mais de 50 pessoas neste fim de semana a Imaruí
Publicidade


Notícias


Pesquise


Confira a programação da Festa do Senhor Bom Jesus dos passos, que deve atrair mais de 50 pessoas neste fim de semana a Imaruí Entretenimento

Confira a programação da Festa do Senhor Bom Jesus dos passos, que deve atrair mais de 50 pessoas neste fim de semana a Imaruí

por Administrador 16-03-2018 há 4 mêses 1089

  • Tweet

Publicidade

 A Paróquia de Imaruí está preparada para receber milhares de fiéis de todas as partes do Brasil em mais uma tradicional Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, que tem seu ápice neste domingo (18). 

Com a expectativa de mais de 50 mil visitantes, toda a cidade se mobiliza para acolher bem os romeiros que em geral vêm ao evento religioso pagar promessas referentes à graças alcançadas e pedir bênçãos diversas.

Com quase um século e meio de história, festejos garantem grande movimentação aos restaurantes, hotéis, padarias e bares de Imaruí e seu entorno, fomentando também um grande lucro ao comércio de ambulantes que vêm de vários cantos do país, mas principalmente do estado de São Paulo.

A festa foi aberta na Quarta-feira de Cinzas e tem programação religiosa diária desde o último domingo. Neste sábado (17), véspera da festa, haverá, durante o dia, visitação à Sagrada Imagem e orações na Capelinha do Senhor dos Passos, guarnecida pelos “Guardiões do Santo”.  

Já às 19h30 acontece a procissão do retorno, transladando a venerável Imagem do Senhor dos Passos até a Igreja Matriz, acompanhada pela Banda Municipal Unidos de Imaruí. Preside a procissão Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano de Tubarão.

Caminhada inicia à meia-noite do domingo, saindo de Nova Brasília

Nos primeiros segundos do domingo, logo à meia-noite, inicia-se a grande caminhada, saindo da Paróquia de Nova Brasília, em Imbituba com benção dos Caminheiros e Peregrinos. A partir das 4h da manhã, os fiéis são acolhidos pelo Padre Valdeci Cardoso Vieira  e Marquinhos. Às 6h, ocorre a Oração do Santo Terço, com o grupo do Terço dos Homens, seguido da Santa Missa da Aliança (6h30), também com o Pe. Valdeci.

Às 8h30h, ocorre a primeira Santa Missa Festiva com o Pe. Carlos Henrique Machado Fernandes da Paróquia de Magalhães, de Laguna, com animação e liturgia do Grupo Luz de Deus, de Vila Nova Alvorada, Imbituba. A segunda Santa Missa Festiva será realizada a partir das 10h30, presidida pelo Pe. Aluísio Heidemann Jocken, com animação do grupo Tons de Deus e liturgia da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Ao meio-dia, pausa para o almoço e Momento de Louvor com o Grupo Tons de Deus, e a partir das 13h30 acontece a Santa Missa dos Romeiros com o Pe. Pedro Paulo das Neves, da Paróquia Imaculada Conceição, de Imbituba, com animação de Amigos do Shalom e liturgia da Comunidade Cangueri Quadro.

 Às 15h, será realizada outra grande procissão, desta vez com as Veneráveis Imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, motivada pelo Pe. Pedro de Biasi, canto do “MISERERI” executado pela Banda Municipal Unidos de Imaruí e presença dos personagens bíblicos da Paixão e da Verônica, que entoará “Oh, Omnis”. O tradicional Sermão do Encontro será proferido pelo Reverendíssimo Padre Márcio Alexandre Vignoli, com anúncio da próxima festa e a benção e envio dos romeiros.

E o último evento da Festa é realizado às 20h, com a Piedosa Visita aos Sete Passos da Paixão, refazendo o percurso da procissão, sob responsabilidade da Irmandade Senhor dos Passos.

 

Festa completa 148 anos de tradição e muita fé

A festa acontece desde 1870 e nela é tradição que peregrinos caminhem por quilômetros, centenas deles desde o sábado, virando a madrugada e adentrando o domingo percorrendo as estradas do município. São pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos que movidos pela fé e devoção.

Para recompor os fiéis da longa caminhada, na chegada é servido um café da manhã especial em frente à Casa Paroquial da Igreja São João Batista, bem no centro de Imaruí. São massas e bolos doados por pessoas que esperam ou agradecem principalmente os milagres de cura. As massas são feitas em formato de alguma parte do corpo, como, coração, pernas, braços, pés, rosto e inclusive pequenos bonecos e até bois dependendo da enfermidade curada.

Na igreja, há também a “Sala dos Milagres”, onde os fiéis depositam próteses, gessos, madeixas de cabelo como forma de demonstrar que obtiveram as graças alcançadas para as enfermidades. Também nesta sala são colocadas as cruzes que os fiéis carregam durante a procissão e pedras como pagamento de promessas e de graças alcançadas.

O momento principal da festa é o encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos, momento que retrata a dor da Mãe de Cristo ao vê-lo em sofrimento. Durante todo o domingo a grande multidão ocupou todos os espaços entre a praça e a Igreja para acompanhar de perto a programação com devoção.

 

Mais sobre a misteriosa lenda da imagem do Senhor dos Passos de Imaruí

A lenda conta que, envolta por grande mistério, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, que foi entalhada por um escultor desconhecido, teria chegado a Imaruí entre as mercadorias de um barco.

Ao chegar aqui o misterioso caixote teria causado grande curiosidade entre os populares e posteriormente foram feitas três tentativas frustradas de levar a imagem de volta para o porto de Laguna. Quando tentavam, uma forte tempestade adiava a viagem de barco.

Então, por decisão do capitão, a imagem permaneceu no município. Teria dito ele: “O santo quer ficar em Imaruí.” Após isso a imagem foi levada então para a Capela da Freguesia, isso por volta do ano de 1850.

A primeira diretoria da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos que se tem registro foi empossada em 1928, tendo como provedor Pedro José de Oliveira. Em 1925, a Irmandade construiu a Capelinha do Senhor dos Passos, com a ajuda da comunidade. (Fonte: site da Paróquia de Imaruí).

     

Confira abaixo a programação completa deste fim de semana:

 

Dia 17 - SÁBADO (VÉSPERA DA FESTA)

Durante o dia, haverá visitação à Sagrada Imagem e orações na Capelinha do Senhor dos Passos, guarnecida pelos “Guardiões do Santo”.

 

19:30 – Procissão do retorno, transladando a venerável Imagem do Senhor dos Passos até a Igreja Matriz, acompanhada pela Banda Municipal Unidos de Imaruí.

Presidente: Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano de Tubarão.

Animação: Irineu Calegari e Flávia Corrêa / Liturgia: Comunidade de Ribeirão de Imaruí.

 

Dia 18 - DOMINGO (Grande dia da Festa)

00h – Caminhada saindo em frente a Paróquia de Nova Brasília, Imbituba.

Benção dos Caminheiros e Peregrinos.

 

04h – Acolhida aos Caminheiros e Romeiros (Pe Valdeci Cardoso Vieira  e Marquinhos).

 

06h – Oração do Santo Terço.

Responsáveis: Terço dos Homens.

 

06:30h – Santa Missa da Aliança

Presidente: Pe Valdeci Cardoso Vieira

Animação: Marquinhos / Liturgia: Coordenação Paroquial da Mãe Peregrina, Irmandade Nossa Senhora das Dores e Congregação Mariana.

 

08:30h – Santa Missa Festiva

Presidente: Pe Carlos Henrique Machado Fernandes (Paróquia de Magalhães, Laguna).

Animação e Liturgia: Grupo Luz de Deus de Vila Nova Alvorada, Imbituba.

 

10:30h – Santa Missa Festiva

Presidente: Pe Aluísio Heidemann Jocken

Animação: Tons de Deus / Liturgia: Rede Feminina de Combate ao Câncer

 

12h – Pausa para o almoço. Momento de Louvor com o Grupo Tons de Deus.

 

13:30h – Santa Missa dos Romeiros

Presidente: Pe Pedro Paulo das Neves (Paróquia de Imbituba).

Animação: Amigos do Shalom / Liturgia: Comunidade Cangueri Quadro

 

15h – Procissão com as Veneráveis Imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, motivada pelo Pe Pedro de Biasi. Canto do “MISERERI”, executado pela Banda Municipal Unidos de Imaruí. Presença dos Personagens Bíblicos da Paixão e da Verônica, que entoará “Oh, Omnis”. Tradicional Sermão do Encontro que será proferido pelo Reverendíssimo Padre Márcio Alexandre Vignoli. Agradecimentos e anúncio da próxima festa. Benção e envio dos Romeiros.

 

20h – Piedosa Visita aos Sete Passos da Paixão, refazendo o percurso da procissão.

Responsável: Irmandade Senhor dos Passos.

    Palavras-chave
  • Imaruí
  • festa
  • Passos
  • romaria
  • procissão
  • caminhada
  • missa
  • Nosso Senhor dos Passos
  • programação
  • turismo
  • romeiros
  • caminheiros
  • caminhada
  • promessas
  • pedidos
  • fiéis
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil