Publicidade


Notícias


Pesquise


Empresa de Imbituba faz teste de transporte marítimo entre Florianópolis e São José Economia

Empresa de Imbituba faz teste de transporte marítimo entre Florianópolis e São José

por Administrador 12-03-2018 há 2 mêses 2347

  • Tweet

Publicidade

Uma operação-teste com uma embarcação foi feita entre Florianópolis e a cidade vizinha de São José na manhã desta segunda-feira (12). O barco levou 12 minutos entre o Centro da capital e o bairro Ponta de Baixo. A ideia é começar o transporte marítimo de passageiros no segundo semestre.

O teste foi feito pela empresa BB Barcos, fábrica que é sediada em Imbituba e poderá ser responsável pelo transporte coletivo pelo mar da Grande Florianópolis. A embarcação usada foi um catamarã com capacidade para 180 passageiros sentados e foi conduzida pelo Sub Tenente CB Elton Luz.  O modelo tem ar-condicionado. A passagem deverá custar entre R$ 9 e R$ 10.

Depois da demonstração o Catamarã: CAT Bom Jesus IV segue viagem para Belém (PA) em um roteiro que deverá durar de 15 a 20 dias, dependendo as variações climáticas. Estre já é o quarto catamarã que a empresa Bom Jesus compra da BB barcos. 

O mesmo percurso, se feito de ônibus, leva entre uma hora e uma hora e meia, dependendo do trânsito.

Fotos: Israel Costa/Portal AHora


Ajustes

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) aguardam o retorno do Serviço de Patrimônio da União (SPU) sobre a licença para implantar o projeto de transporte marítimo na Grande Florianópolis.

"Nós tivemos o parecer técnico dos técnicos de Florianópolis já positivo e na verdade é só referendar lá em Brasília, o processo administrativo vai para lá. Estamos trabalhando junto com a Casa de Articulação Nacional lá em Brasília. A gente acredita que dentro dos próximos dias consigamos já todas as licenças", disse o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Marcelo Roberto Silva, falou sobre os locais de embarque e desembarque. "Nós temos um projeto já realizado há muitos anos, atrás do Centro de Convenções. Precisamos fazer toda uma reforma nesse trapiche para que efetivamente possa ser utilizado. Essa é uma das opções. A outra opção também é um trapiche, já existente na Beira-mar Norte. Vamos avaliar junto com a Capitania dos Portos qual é o canal marítimo mais adequado, mais eficiente para que a gente possa efetivamente implantar".


O secretário de Planejamento de São José, Rodrigo de Andrade, afirmou que a cidade já tem a estrutura para os passageiros. "Hoje o município possui um trapiche em condições adequadas para receber uma embarcação como esta. Fica localizado no bairro Ponta de Baixo, com toda a infraestrutura necessária para que as pessoas possam utilizar".

A empresa responsável pela embarcação tem experiência no setor há mais de 20 anos e assinou um contrato inicial de seis meses, que pode ser prorrogado por até dois anos.

O teste desta segunda superou as expectativas, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura. "A embarcação se comportou muito bem. Doze minutos levamos do Iate Clube Veleiros da Ilha [no Centro da capital] até a Ponte de Baixo, em São José. De São José a Palhoça, mais cinco minutos. Então mostra o quanto o transporte aquaviário é viável", afirmou o gerente de transportes aquaviários da pasta, Leandro Ferrari.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Florianópolis
  • São José
  • transporte marítimo
  • catamarã
  • BB Barcos
  • Bom Jesus
  • Elton Luz
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil