Publicidade


Notícias


Pesquise


Prova de vida: Recadastramento de senha para aposentados e pensionistas do INSS será realizado até esta quarta-feira Geral

Prova de vida: Recadastramento de senha para aposentados e pensionistas do INSS será realizado até esta quarta-feira

por Redação 26-02-2018 há 3 mêses 806

  • Tweet

Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo final para esta quarta-feira, 28 de fevereiro, para que os aposentados e pensionistas façam a comprovação de vida. A determinação é uma exigência do governo. Este procedimento operacional tem a finalidade de conferir e validar os dados dos beneficiários do INSS, garantindo desta forma, o pagamento de seus direitos.

Até quarta, 3,2 milhões de beneficiários deverão comparecer aos bancos pagadores de seu benefício para realizar o procedimento. Em um primeiro momento, o prazo para o comparecimento das pessoas para a comprovação de vida se encerraria em dezembro passado, porém, por causa do grande número de beneficiários que não realizaram o procedimento, o prazo foi estendido.

Conforme instruções do INSS, a renovação de senha, ou fé de vida, é feita diretamente no banco onde o segurado recebe o dinheiro.

 Ainda faltam pouco mais de dois milhões de pessoas entre os 31,2 milhões de beneficiários ativos da Previdência Social para realizar o procedimento de validação de senha.

PROCURADOR PODE FAZER A APRESENTAÇÃO

Os aposentados ou pensionistas que não puderem sair de casa por motivo de saúde, podem ser representados por outra pessoa. A orientação é que o procurador precisa ir a uma agência da Previdência Social com um atestado médico emitido há menos de 30 dias e uma procuração registrada em cartório.

Para se cadastrar ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível na página do INSS, ou registrada em Cartório e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou doença contagiosa ou atestado de vida emitido por autoridade, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

RENOVAÇÃO DE SENHA/FÉ DE VIDA?

A prova de vida é um procedimento operacional que serve para conferir e validar os dados do aposentado/pensionista, com o objetivo de comprovar sua ‘vida’ e seu direito ao benefício. Também serve para monitorar se os benefícios são pagos corretamente e combater possíveis fraudes.

LOCAL PARA A RENOVAÇÃO DE SENHA

A renovação de senha/fé de vida é feita na agência do banco onde o beneficiário recebe o seu pagamento.

QUEM PODE REALIZAR ESSE PROCEDIMENTO?

Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem o benefício do INSS.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DE SENHA

Identificação com foto e de fé pública (Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros).

O QUE OCORRE SE O BENEFICIÁRIO DO INSS NÃO FIZER A VALIDAÇÃO DA SENHA?

Após o prazo estabelecido, o beneficiário do INSS que não fez o procedimento terá seu benefício bloqueado.

    Palavras-chave
  • INSS
  • pensionistas
  • aposentados
  • prova de vida
  • validação de senha
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil