O governador Eduardo Pinho Moreira anunciou nesta quarta-feira a desativação de 15 Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) e quatro Secretarias Executivas de Estado. Na região serão desativadas as ADRs de Braço do Norte e Laguna, permanecendo apenas a de Tubarão, que atenderá às demandas.
O assunto pegou as equipes das ADRS de surpresa na região. Tanto Laguna quanto Braço do Norte aguardavam novas informações sobre como a situação ficará daqui pra frente. A data para a desativação das ADRs está marcada para o dia 1º de março.
Segundo o governador, a medida representa a redução de 185 cargos comissionados em todo o Estado e uma economia anual de aproximadamente R$ 50 milhões. Eduardo Pinho Moreira falou ainda sobre os investimentos em obras estruturantes em andamento pelo Estado.
No âmbito do governo central serão desativadas as Secretarias Executivas da Articulação Estadual; de Assuntos Internacionais; de Assuntos Estratégicos; e de Supervisão de Recursos Desvinculados. “Essas são as primeiras mudanças, outras medidas de redução, como a junção de secretarias, serão anunciadas a partir de março”, antecipou o governador.
CONTROLE DAS DESPESAS
O governador Eduardo Pinho Moreira destacou que os gestores públicos terão um ano que vai exigir pleno controle de despesas por conta das Leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) e eleitoral. “Nós vivemos um ano atípico, em que a lei é extremamente rigorosa e nós temos que cumpri-la”, salientou Moreira ao informar que em ano eleitoral, a partir do segundo quadrimestre, todas as despesas do governo do Estado têm que ter em caixa os recursos correspondentes para atendê-las. “É por isso que temos que tomar decisões importantes nesse início, para atendermos à lei e cumprirmos com o que temos mostrado para Santa Catarina como prioridades absolutas: Saúde e Segurança”, completou o governador.
-
Palavras-chave
- ADR
- Laguna
- extinção
- SDR
- Pinho Moreira
- regional
- cabide
-
- Tweet