Publicidade


Notícias


Pesquise


Ano letivo em Garopaba tem como tema os 270 anos de Colonização Açoriana Educação

Ano letivo em Garopaba tem como tema os 270 anos de Colonização Açoriana

por Redação 02-02-2018 há 2 mêses 185

  • Tweet

Publicidade

Com mais de 200 professores já habilitados a iniciar os trabalhos, nesta quinta-feira (01), aconteceu o lançamento do ano letivo da Rede Municipal de Educação, organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de Garopaba.

Durante o evento foram apresentados vídeos, informações e palestras referentes ao planejamento e metas para o ano de 2018 em que professores irão trabalhar com alunos, trazendo atividades de conhecimento e valorização da história açoriana, auxiliando na preservação das raízes culturais.


O vice-prefeito Nilton Raupp esteve presente ao evento, enfatizando a importância da qualidade do ensino e da responsabilidade dos professores em potencializar suas ações e gestão no processo de aprendizagem dos alunos de Garopaba.

O palestrante Dr. Marcos Silva, abordou o tema "Educador de Propósito” enfatizando os desafios dos professores em melhorar sua capacidade de ensino gerenciando sua vida pessoal e profissional proporcionando uma entrega eficiente nas salas de aulas.

“O tema motivador desse ano justifica-se pela comemoração de 270 anos do processo migratório, o povo do litoral catarinense ainda mantém fortes traços originais da cultura multissecular implantada no século XVIII pelos colonizadores açorianos”, destacou o palestrante. Ele acredita que embora esta cultura ao longo deste período tenha sofrido influência de outros povos, como indígenas, africanos, alemães, italianos e poloneses que chegaram um século depois, podemos certamente afirmar que, há na identidade cultural do catarinense do litoral, a herança açoriana.


“Para caracterizá-la, usamos a expressão do historiador Vilson Farias, ‘cultura de base açoriana’, cultura fortemente marcada pela religiosidade que perpassa folclore, lendas e mitos, literatura popular, hábitos e costumes, artesanato, arquitetura, brincadeiras infantis e gastronomia", complementa.

A secretária de Educação, Maria Nadir de Araújo apresentou as metas, entre elas muitas ações para o avanço pedagógico-cultural da rede municipal que se efetivará este ano, além do orgulho de abordar esse tema que se identifica e valoriza a rica cultura de Garopaba.

“Grande parte das atividades explanadas e discutidas no encontro que aconteceu na manhã desta quinta-feira (01), reforça o compromisso do governo municipal em proporcionar a melhor educação para os filhos de Garopaba”, destacou Maria Nadir.

    Palavras-chave
  • Garopaba
  • Educação
  • ano letivo
  • tema
  • Colonização Açoriana
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil