Publicidade


Notícias


Pesquise


Pesca artesanal da tainha inicia nesta segunda-feira (1) em Santa Catarina Geral

Pesca artesanal da tainha inicia nesta segunda-feira (1) em Santa Catarina

por Redação 25-04-2017 há 1 ano 266

  • Tweet

Publicidade

A temporada de pesca artesanal da tainha vai começar este ano 15 dias mais cedo no Estado. A liberação do defeso – que no ano passado foi de 15 de maio a 31 de junho – inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de maio.

O secretário de estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, promoveu uma série de reuniões na Assembleia Legislativa até chegar ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Borges Maggi. No dia 9 de janeiro deste ano, os parlamentares e o sindicato foram até Itajaí, onde um encontro com o ministro definiu a liberação.

Apesar da experiência com o mar, os pescadores não sabem como vai ser a safra deste ano. Pode ser tão farta quanto a do ano passado, como também pode ficar aquém do desejado. Como todos eles sabem, dependerá do frio e do vento sul, que traz os cardumes para perto da costa. No ano passado, na praia do Farol de Santa Marta, em Laguna, em um único dia foram capturadas cerca de 40 toneladas de peixes em um só lance.

Com 600 filiados na Colônia Z 13, em Imbituba, quase a metade se dedica à pesca artesanal da tainha, cuja safra deve se estender até o final de julho. “É uma pesca famosa, traz muitos turistas, porque se tornou tradição. Pescadores, hotéis, restaurantes, todo mundo ganha”, afirma o presidente da Z 13, Volnei Silveira. A Colônia Z 14, em Laguna, tem 2,3 mil filiados. Entre associados e membros de outros sindicatos, são quase 500 pescadores à espera da tainha.

Vindas do Uruguai e do Rio Grande do Sul, a partir de maio as tainhas seguem para o Norte em busca de águas mais quentes para a desova. É neste trajeto que muitas delas acabam capturadas pelas redes. Mas quem pratica a pesca artesanal torce para não ter muitos dias de temporais e vento nordeste, que desviam os cardumes para longe de seu alcance.


    Palavras-chave
  • pesca
  • artesanal
  • pescaria
  • farol
  • santa marta
  • laguna
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil