Publicidade


Notícias


Pesquise


Quarta com Sacada: O que muda em 10 anos - Por Renan Pacheco Artigos

Quarta com Sacada: O que muda em 10 anos - Por Renan Pacheco

# por Renan Osvaldo Pacheco 10-01-2018 há 4 mêses 1361

  • Tweet

Publicidade

Mais ou menos nessa época do ano, há 10 anos, eu estava discutindo com a minha mãe. Tinha ido à Unisul, fazer minha matrícula e descobri que tinha recebido uma informação errada. O curso realmente era com 50% de desconto, mas aqueles R$200 do panfleto já era a metade, o valor real era o dobro. E eu falava "Eu trabalho, eu pago" e ela "Não dá, olha teu salário, eu não tenho como ajudar, ainda tem o ônibus..."

Ela estava me dando um banho de realidade e eu sabia que ela tinha razão. Meus dois irmãos mais velhos não tinham feito faculdade. Não por falta de esforço, não por falta de sonhos, somente falta de oportunidades.  

Meu tio chegou e a gente tentou colocar aquela máscara do "tudo bem" de receber visita. Não deu. Ele começou a conversar, mas teve que perguntar o que estava acontecendo. Minha mãe explicou e terminou com "Ainda tem o ônibus..."

E a resposta "Então eu pago o ônibus... Se ele passou, quer estudar, eu pago."

A educação manda recusar, mas a esperança que acendeu fez a gente aceitar. Algumas semanas depois outro tio ouviu a história, decidiu ajudar também. Uma prima ainda ampliou a ajuda.

Sim, para eu conseguir ir a faculdade, tive que trabalhar e receber a ajuda de três parentes. Sem saber disso, muitos não entendiam por que sentar lá na frente e estudar tanto, por que recusar comer um assado no intervalo ou uma espairecida no bar.

Já no final do segundo ano da faculdade, comecei a trabalhar como professor e pude dizer o último grande obrigado pela ajuda dos três. E 10 anos depois, num intervalo de menos de 6 meses, vou ter viajado para a Europa e Estados Unidos, tudo resultado daquele curso de Letras, daquelas palavras enroladas, do Verbo to be. Se eu falasse pro Renan de 2008 que isso ia acontecer, acho que ele me daria o mesmo banho de realidade. E ele teria razão. 

Em homenagem a José Alcino Delfino, Mário Alcino Delfino e Raquel Delfino, os padrinhos do meu futuro, que hoje é presente.

    Palavras-chave
  • Quarta com Sacada
  • Renan Osvaldo Pacheco
  • Portal AHora
  • coluna
  • colunista
  • articulista
  • artigo
  • o que muda em 10 anos
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil