Publicidade


Notícias


Pesquise


De malas prontas: Professor imbitubense conquista bolsa para estudar nos EUA e trazer conhecimentos para salas de aula do Annes Gualberto Educação

De malas prontas: Professor imbitubense conquista bolsa para estudar nos EUA e trazer conhecimentos para salas de aula do Annes Gualberto

por Administrador 09-01-2018 há 8 mêses 9497

  • Tweet

Publicidade

O professor imbitubense, Renan Osvaldo Pacheco, que leciona Inglês na Escola Engº Annes Gualberto, no Bairro Paes Leme, foi um dos ganhadores de uma disputada bolsa de estudos do governo federal para aperfeiçoar o idioma e desenvolver metodologias e práticas de ensino nos Estados Unidos.

Aos 27 anos, sete deles dedicados ao ensino da língua considerada universal, Renan, que é admirado por alunos e colegas de profissão devido à sua metodologia e dedicação, viaja nesta quarta-feira (10) para São Paulo, de onde embarca na sexta-feira (12) para a cidade de East Lansing, no estado do Michigan (EUA). 

“Minhas expectativas são gigantescas. Nós já recebemos a programação do curso, que será bem intensivo, com aulas de manhã e de tarde e mais uma variedade de atividades extras fora da sala de aula em algumas noites e durante os fins de semana. O curso será específico para professores de Inglês como Língua Estrangeira, então, além de desenvolver meu idioma, nós discutiremos práticas pedagógicas para o ensino da língua", conta o imbitubense.

Depois de passar pelas etapas de seleção e realizar um teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa, o jovem morador do Bairro Porto da Vila irá ingressar na Michigan State University, respeitada universidade norte-americana. 


“O curso será em janeiro e começo de fevereiro, pegando boa parte das minhas férias. Um professor amigo me falou que eu ia ‘sacrificar’ minhas férias para estudar. Isso nem passa pela minha cabeça. A experiência de viver em um lugar sobre o qual eu estudei minha vida inteira é a realização de um sonho", valoriza.

Desenvolvimento de metodologias: Práticas pedagógicas serão aplicadas por Renan em Imbituba

Na instituição, o imbitubense irá, durante seis semanas, aperfeiçoar seus conhecimentos e participar do curso “Desenvolvimento de Metodologias", voltado para professores com conhecimentos avançados na língua, discutindo práticas pedagógicas que serão aplicadas na Escola Engº Annes Gualberto iem seu retorno.

“O programa visa a melhorar o ensino de Língua Inglesa na rede pública. Não tenho dúvida que esse resultado será alcançado, pois lá eu terei o desenvolvimento da língua, ampliação de repertório de práticas pedagógicas e uma imersão na cultura americana, como não se tornar um teacher melhor nesse contexto?”, indaga.


"Único ‘frio na barriga’ que tem dado é em relação ao frio de Michigan" 

Professor garante estar preparado para o frio de Michigan
Renan garante estar preparado para o frio de Michigan

Perguntado se o desafio lhe causa algum temor, Renan responde com bom humor fazendo referência ao clima gélido de Michigan nesta época. “O único ‘frio na barriga’ que tem dado é em relação ao frio. Michigan fica no norte dos EUA, fronteira com o Canadá. Em janeiro é comum passar dos - 20ºC, porém essa será outra experiência incrível”, brinca Renan, que também assina a caluna Quarta com sacada no Portal AHora.
 

Mesmo sem ter morado no exterior, Renan fez ótima pontuação no Exame de Proficiência de Inglês

Para ser selecionado para o curso de desenvolvimento de metodologias, o candidato deveria ter obtido uma nota igual ou superior a 550 pontos no "Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira", um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o idioma em nível acadêmico. Essa modalidade abrange as sessões de compreensão oral e leitura, e uma breve sessão de estrutura da língua. No exigente exame de proficiência, Renan obteve a pontuação 643, sendo que a nota máxima era 677. 

“Fiquei muito contente com o meu resultado, pois até aquele momento eu nunca tinha estudado no exterior, o que muitos acreditam ser essencial para aprender uma língua estrangeira. Tenho tentado uma bolsa para estudar no exterior há anos, mas questões burocráticas ou algum pré-requisito muito específico me impedia de conseguir uma”, conta.

“Para este programa, os pré-requisitos eram mais simples: ser professor efetivo de Língua Inglesa na rede pública. Assim como o processo seletivo e classificatório foi mais simples, mais prático e mais justo”, complementa o educador.

Sobre a Bolsa conquistada pelo imbitubense

A bolsa de estudos faz parte do Programa de Desenvolvimento de Professores de Língua Inglesa (PDPI), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, do Ministério da Educação. Para participar do programa de educação básica, o interessado deve estar em efetivo exercício nas redes públicas de ensino.

Além do curso, Renan receberá como parte da bolsa todas as passagens aéreas, a hospedagem no campus da universidade, alimentação, ajuda de custo, material didático e seguro saúde.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • imbitubense
  • professor
  • inglês
  • Rena Osvaldo Pacheco
  • Renan Pacheco
  • Estados Unidos
  • bolsa de estudos
  • idioma
  • aperfeiçoamento
  • metodologia
  • pedagógicas
  • Annes Gualberto
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil